A estiagem está afetando novamente diversas regiões do Rio Grande do Sul, inclusive a Zona Sul. Na regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, o milho e o leite registram perdas de 30% e a soja de 15%. Até o momento, as perdas na regional estão estimadas em R$ 450 milhões, o que ainda poderá triplicar caso não ocorram chuvas substanciais nos próximos 15 dias.
Leia mais: Quebra do milho atinge em cheio pequenos produtores e causa efeito cascata
Os dados foram apresentados pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ronaldo Clasen Maciel, e pelo gerente adjunto, Jair Seidel, durante reunião sobre a estiagem com representantes do governo estadual. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (09), na Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), com o objetivo de discutir o avanço da estiagem na região.
Diante da perspectiva de evolução deste quadro, foram solicitadas medidas urgentes ao governo do estado. Os prefeitos demandam a liberação de recursos para construções de poços artesianos, construções de açudes pelo Programa Avançar RS, construções de cisternas e liberação dos recursos de emenda parlamentar da bancada para aquisição de máquinas.
Famílias rurais também estão enfrentando falta de água potável, sendo atendidas através de caminhões pipas na maioria dos municípios. De acordo com Emater/RS-Ascar, nove municípios da região já emitiram decreto de emergência e os demais estão realizando levantamento de campo.
A reunião contou com a presença do secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, além de prefeitos, secretários municipais de Agricultura e a representante da Coordenação Regional da Defesa Civil, Major Vanessa.
Confira também
Com informações da Emater/RS-Ascar