Economia

Indicadores do etanol têm alta expressiva em abril

Para o hidratado, o aumento foi de 14,7% na comparação com o mês anterior. No caso do etanol anidro o avanço é de 15% no mesmo comparativo.

No primeiro mês oficial da temporada 2022/23, os valores médios dos etanóis hidratado e anidro subiram com força no estado de São Paulo, de acordo com dados do Cepea. Para o hidratado, a média das semanas cheias de abril (Indicador CEPEA/ESALQ) foi de R$ 3,6808/litro, aumento de 14,7% na comparação com o mês anterior. No caso do etanol anidro, a média do Indicador CEPEA/ESALQ foi de R$ 4,0893/litro, avanço de 15% no mesmo comparativo.

De acordo com informações do Cepea, o impulso veio da baixa oferta nesse período, tendo em vista o ainda pequeno número de usinas ativas no mês. Distribuidoras, por sua vez, mostraram maior interesse em adquirir volumes adicionais.

Açúcar

O Indicador CEPEA/ESALQ do açúcar cristal, cor Icumsa de 130 a 180, recuou 5,2% em abril, primeiro mês oficial da temporada 2022/23. De modo geral, com o início tardio da moagem neste ano, somente na segunda quinzena de abril que o açúcar do tipo cristal começou a ser ofertado no mercado spot e em pequenas quantidades, visto que eram poucas as usinas que já tinham o produto.

Ainda assim, o volume foi suficiente para pressionar os valores de negociação. Especificamente no encerramento de abril, usinas também disponibilizaram lotes do cristal da safra passada (2021/22) a preços mais baixos, reforçando o movimento de queda. 

Fonte: Cepea