A cadeia produtiva da soja e do biodiesel, uma das maiores e mais importantes do agronegócio nacional, que movimentou cerca de R$ 580 bilhões apenas de forma direta em 2021, passa a contar com um levantamento estatístico contínuo da geração de PIB, empregos diretos e indiretos relacionados à atividade e dados de comércio exterior.
Os levantamentos e divulgação referentes a essas variáveis econômicas serão trimestrais e resultados de um projeto inédito de uma parceria entre o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, e a Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais).
Nesta quarta-feira, 23, às 14h, em coletiva virtual promovida pela Abiove e pelo Cepea, serão apresentados os primeiros resultados gerados por essa parceria, focados no potencial e nos impactos econômicos da produção brasileira de biodiesel.
O objetivo é apresentar estatísticas sempre atualizadas do potencial de agregação de valor e geração de empregos e renda no Brasil a partir da soja, farelo, óleo e biodiesel considerando-se também efeitos multiplicadores criados pelas relações intersetoriais das atividades.