Desafios do Arroz

Vencedora do Campeonato de Produtividade Lidero Safra 2021/22 colheu 315,7 sacas de arroz por hectare

A grande campeã do Campeonato de Produtividade Lidero Safra 2021/2022, promovido pela BASF, colheu 315,7 sc/ha em Alegrete, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Eneida Carlesso foi consagrada campeã hoje (27) durante evento da empresa realizado em Santa Maria, durante o XII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado.

“A nossa região tem muitas dificuldades em relação ao relevo, tivemos uma seca em virtude do La Niña e fizemos o possível para extrair o melhor”, relata o engenheiro agrônomo e consultor técnico da empresa Campo e Lavoura Planejamento e Consultoria Agrícola, Lucas Bastos. Entre os destaques no desenvolvimento da safra, ele ressalta a genética das cultivares, a rotação de culturas, o bom controle químico e limpeza da área.

Também foram anunciados os campeões por região. Na Campanha, a Família Marin conquistou a premiação colhendo 310,1 sc/ha. Já a Agropecuária Canoa Mirim, da Zona Sul, chegou a 307,7 sc/ha. Artur de Brito, da Região Central, venceu com 297,5 sc/ha e José Vilmar Moraes do Evangelho, da Planície costeira externa, 273,1 sc/ha. Por fim, o campeão de Santa Catarina é Paulo Sehnem, do município de Medeiros, que colheu 238,5 sc/ha.

Apesar de um ano difícil, devido às condições climáticas, o campeonato registrou um aumento da produtividade em relação à safra passada. Conforme o Consultor de desenvolvimento agronômico da BASF, Guilherme Thom, houve melhora na plantabilidade e os materiais produtivos Lidero apresentaram teto produtivo mais alto.

Lidero™

Lidero™ é a marca de sementes híbridas da BASF. Conforme o Gerente de marketing estratégico da América Latina, Maurício Feijó, o objetivo do desafio é promover o legado dos rizicultores.

Na safra 2022/23, o foco do Campeonato será o sistema produtivo de arroz da BASF, incluindo o sistema Provisia®. O objetivo é “conhecer e se aprofundar mais na tecnologia da rotação de culturas e sistemas”, de acordo com Feijó.