Desafios do Arroz

Irga tem dia de divulgação de dados da safra 2021/22 e lançamento de livro

A Diretoria Executiva apresentará os números da safra 2021/2022 e a situação atual da semeadura.

A quinta-feira (17) do Instituto Rio Grandense do Arroz na 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz programa, entre outras atividades, uma coletiva de imprensa e o lançamento do livro “Arroz, um alimento de verdade”. O evento ocorre na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado em Capão do Leão (RS), com encerramento previsto para a sexta-feira (18). A Abertura da Colheita é promovida pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), com apoio do Irga, Embrapa e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A coletiva, marcada para 9 horas e que será possível acompanhar de forma presencial na Sala de Imprensa da Abertura da Colheita ou pelo canal do Irga no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCErr__QcXVvDP2aPAX72lCA), contará com a participação do presidente do instituto, Rodrigo Machado; do diretor comercial, João Batista Gomes; e da diretora técnica, Flávia Tomita. A Diretoria Executiva apresentará os números da safra 2021/2022 e a situação atual da semeadura.

Já às 19 horas, ocorre o lançamento do livro “Arroz, um alimento de verdade”, uma parceria de Irga e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e organizado pelo professor doutor Maurício de Oliveira. A sessão de autógrafos ocorre no Auditório Frederico Costa.

“Esta obra que trata do arroz, cereal alimentar mais popular do mundo, busca melhor informar consumidores e profissionais ligados à cadeia orizícola brasileira sobre o grão como o alimento de verdade que é, através das mais recentes e completas descobertas científicas registradas pela literatura mundial. Derruba mitos e informa de maneira simples e objetiva, em uma linguagem de fácil compreensão, de forma a estimular o resgate dos hábitos de alimentação mais saudáveis que deixamos de lado nos últimos 20 anos.

Aborda desde o que constitui um grão de arroz, passando pelos seus tipos culinários até os diversos benefícios proporcionados pelo seu consumo, evidenciando como este alimento além de ser uma importante fonte de nutrientes, vitaminas e bioativos, é um grande aliado da saúde. Esta obra elucida o real e necessário papel do arroz na mesa de uma população que ainda pode reverter os níveis de obesidade a partir de um produto local.

Nasce de uma parceria entre o Programa de Valorização do Arroz (Provarroz) do Irga e o LABGRÃOS – Laboratório do Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) da UFPel, e conta com a participação de 17 professores e pesquisadores. É dedicada aos consumidores, produtores, pesquisadores, professores e outros profissionais da cadeia orizícola”, explica o professor Maurício de Oliveira.

A programação do Irga nesta quinta-feira (17)

7h30 às 16 horas – Visitas às Vitrines Tecnológicas – Roteiro técnico guiado pela manhã e livre à tarde

9 horas – Coletiva de imprensa: divulgação dos números da safra 2021/2022 e situação atual da semeadura

16 horas – Auditório Frederico Costa – Painel – Custos de Produção como diferencial estratégico, com o diretor comercial do Irga, João Batista Camargo Gomes, o engenheiro agrônomo e sócio da consultoria Safras & Cifras, Alessandro Azevedo Acosta, e tendo como moderador o engenheiro agrônomo e produtor rural em Camaquã José Carlos Gross

19 horas – Auditório Frederico Costa – Lançamento do livro “Arroz, um alimento de verdade”, uma parceria de Irga e UFpel, organizado pelo professor doutor Maurício de Oliveira, e participação na solenidade de homenagens “Pá do Arroz”.

Fonte: Irga