Desafios do Arroz

Colheita do arroz se aproxima de 80% no Rio Grande do Sul

A colheita do arroz no Rio Grande do Sul evoluiu pouco e atingiu 79,66% da área na última semana. Foram colhidos até o momento 762.523 hectares da área semeada total de 957.185 hectares. A produtividade média no Rio Grande do Sul está em 8.453 quilos por hectare, conforme a parcial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Agora, a área mais adiantada é a Planície Costeira Externa, com 88,54%, enquanto a Fronteira Oeste está com 81,08% da área colhida.

Colheita do arroz no Rio Grande do Sul por região | Imagem: Divulgação/Irga

Perdas

O Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado hoje (14), também atualiza a situação da cultura no estado. Apontando 72% da área colheita, a produtividade média estimada é de aproximadamente 7.650 kg/ha, representando redução média de 8% da projeção inicial de produção.

“As perdas mais expressivas ocorreram em lavouras onde a irrigação foi interrompida ou realizada de maneira intermitente”, lembra o documento. Apesar disso, os cultivos que não sofreram restrições hídricas apresentaram produtividade próxima ou, em alguns casos, superior ao potencial estimado inicialmente.

“Os grãos obtidos apresentam baixa qualidade, com índice elevado de grãos quebrados ou gessados, associada diretamente às condições ambientais transcorridas nas fases reprodutivas, como as temperaturas extremas (excesso de frio ou de calor) e a insuficiência de irrigação durante o ciclo”, afirma o Informativo. Entre as lavouras remanescentes, 24% estão em maturação e 4% em enchimento de grãos.

A boa notícia é a ocorrência de chuvas mais frequentes e em grandes volumes, que trouxe a recuperação parcial dos níveis de água das barragens.

Com informações do Irga e Emater/RS-Ascar