Manejo de doenças foi uma das dificuldades dos produtores nesta safra

Para combater a ferrugem asiática, os produtores adotaram medidas proativas, reduzindo os intervalos entre as aplicações de produtos eficazes

Nessa safra, produtores de soja enfrentaram desafios significativos devido à chegada da ferrugem-asiática e a uma infestação intensa de percevejos nas lavouras da região Sul do Brasil. Gabriel Redivo, agricultor da área, compartilhou sua experiência e os métodos adotados para lidar com essas ameaças.

–A ferrugem nunca apareceu tão cedo em nossas plantações. Já em novembro, começamos a observar relatos de esporos e, em dezembro, a infestação se intensificou, devido às grandes quantidades de chuva no final de novembro–, explicou o agrônomo e produtor rural.

Para combater a ferrugem, os produtores adotaram medidas proativas, reduzindo os intervalos entre as aplicações de produtos eficazes. Redivo mencionou o uso de produtos da Corteva, como o Viovan® , junto com o Controller® NT e o Aproach® Power, que se mostraram eficazes nas aplicações posteriores.

Além da ferrugem, os agricultores enfrentaram uma infestação precoce e intensa de percevejos, especialmente durante o florescimento da soja. “O inverno com temperaturas mais quentes favoreceu a proliferação dessas pragas, e tivemos que agir rapidamente”, disse Redivo.

Para controlar os percevejos, foram utilizados produtos como o Expedition®, conhecido por sua eficácia comprovada em diversos estudos e pesquisas realizados por cooperativas e institutos de pesquisa.