Desafios da Soja

Plantas daninhas dificultam cultivo da soja na Metade Sul

A Enlist se destaca como uma opção eficaz para o controle de plantas daninhas, como, por exemplo, o caruru

A Corteva marcou presença na 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, realizada em Capão do Leão, no Rio Grande do Sul, apresentando sua tecnologia Enlist. O Líder Comercial para a Região Sul, Cristiano Folle, destacou a importância e o crescimento do evento nos últimos anos. “A Corteva tem o compromisso de participar e ressaltar a relevância da tecnologia na Metade Sul do Estado”, reforça Folle.

O evento atraiu produtores, distribuidores, consultores e agricultores em busca de novas tecnologias, ideias e atualizações técnicas para o plantio da soja na região. Embora focado em arroz, a soja teve destaque, pela contribuição para o sistema agrícola da região.

Sistema oferece solução para o caruru

O caruru (Amaranthus palmeri) é uma planta daninha de difícil controle que causa grandes perdas na produção de soja, e de acordo com Folle, o Sistema Enlist oferece uma solução inovadora para o manejo da planta daninha, com benefícios para os agricultores e para o meio ambiente. “Essa nova tecnologia vem sendo muito bem aceita pelos agricultores, pois ela oferta um controle de plantas daninhas bem efetivo em um cenário que vem aumentando muito a produção de soja. Já tiveram diversos agricultores que entraram em contato conosco na busca de alternativas para o controle dessa planta daninha, e a Enlist vem justamente para garantir esse controle efetivo”, diz.

Ainda de acordo com Folle, os herbicidas Enlist proporcionam maior controle na aplicação pela redução no potencial de deriva (podendo chegar em até 90% se aplicado com uma ponta de indução de ar, como AIRX) e ultrabaixa volatilidade proporcionada pelo sal colina; mais conveniência pela redução de odor e por ser compatível com diversos sais de glifosato; e mais flexibilidade pela possibilidade de aplicação com diversas pontas de indução de ar.

A Corteva tem se dedicado ao desenvolvimento de variedades de soja adaptadas à região, com cinco variedades atualmente recomendadas para uso na Metade Sul do Estado. A empresa também está trabalhando no desenvolvimento de novas cultivares para atender às demandas dos agricultores nos próximos anos, visando oferecer um amplo leque de opções adaptadas às diferentes características da região.