Opinião
Marketing no Agronegócio: Estratégias e Desafios
Neste artigo, Renato Seraphim explora as estratégias de marketing aplicadas no agronegócio
Engenheiro Agrônomo com mais de 28 anos de experiência. Ocupou cargos de liderança, como CMO e CEO, em empresas renomadas como Syngenta, Bayer, Albaugh e Agro 100. Desde janeiro de 2024, exerce a função de CEO na Ciarama Máquinas, concessionária John Deere. Além disso, desempenha papéis de mentor em startups e atua como investidor em empresas como CBCA, Izagro, For Farmers e Flex Interativa. Renato é também membro dos conselhos da FEARP-USP e do CESB, além de lecionar Inovação em Agronegócios na FUNDACE/USP. Ele é autor do livro "Estratégia e Fé".
Engenheiro Agrônomo com mais de 28 anos de experiência. Ocupou cargos de liderança, como CMO e CEO, em empresas renomadas como Syngenta, Bayer, Albaugh e Agro 100. Desde janeiro de 2024, exerce a função de CEO na Ciarama Máquinas, concessionária John Deere. Além disso, desempenha papéis de mentor em startups e atua como investidor em empresas como CBCA, Izagro, For Farmers e Flex Interativa. Renato é também membro dos conselhos da FEARP-USP e do CESB, além de lecionar Inovação em Agronegócios na FUNDACE/USP. Ele é autor do livro "Estratégia e Fé".
Opinião
Neste artigo, Renato Seraphim explora as estratégias de marketing aplicadas no agronegócio
Opinião
Em colaboração com Rafael Gimenes – Head de Inovação Ciarama Máquinas A cada nova safra, os agricultores enfrentam uma série de desafios que exigem soluções inovadoras para manter a competitividade e a sustentabilidade de suas operações. Entre as dificuldades mais urgentes estão a necessidade de reduzir custos operacionais, aumentar a eficiência do uso de insumos, […]
Opinião
Em colaboração com Francisco Negrini Na agricultura moderna, a presença contínua de um Engenheiro Agrônomo, ou seja, um Consultor Agrícola, comprometido com um cronograma rigoroso, é um diferencial crucial que poucos adotam. Muitos, porém, optam pela inércia, permanecendo em suas zonas de conforto. No entanto, é necessário reconhecer que essa postura está fadada a se […]
Metaverso
Conforme um estudo recente da consultoria Ernst & Young os agricultores brasileiros são mais de uma década mais jovens do que os seus pares dos Estados Unidos e da Europa. Essa jovialidade é um prato cheio para a aceitação de novas tecnologias
No universo dinâmico do marketing e da estratégia empresarial, alguns conceitos são verdadeiramente perenes e indispensáveis. Um deles são os famosos 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção. Estes pilares formam a base sólida de qualquer estratégia de vendas eficaz, proporcionando diretrizes essenciais para alcançar o sucesso comercial. No entanto, há um aspecto adicional que […]
Projeções e análises
"Em um cenário marcado por uma infinidade de variáveis, fazer projeções no setor agrícola torna-se uma tarefa notavelmente desafiadora"
Tecnologia
Fico muito satisfeito ao ver como algumas Agtechs, mencionadas em artigos anteriores, não apenas atenderam, mas superaram minhas expectativas
Insumos agrícolas
Nos últimos anos o Brasil viveu um momento único em sua distribuição de insumos agrícolas com diversos movimentos como consolidação do setor, entrada de novos players, fusões e aquisições, abertura de lojas, crescimento dos pools de compras, surgimento de Market places, novos modelos de negócios, etc. Nada de diferente do que ocorreu e que está […]