Otimismo

Santa Catarina começa a colher safra de trigo com altas expectativas

A produção estadual pode chegar a 433 mil toneladas, aumento de 40,8% em relação ao ano passado

Foto de lavoura de trigo.
Durante o mês de setembro, as condições climáticas foram favoráveis para o desenvolvimento da cultura em Santa Catarina | Foto: Nilton Teixeira/Epagri

A colheita do trigo já está em andamento em Santa Catarina. O desenvolvimento das lavouras no estado é considerado positivo, o que aumenta a expectativa de bons resultados nesta safra de 2024. De acordo com Boletim Agropecuário de outubro, divulgado nesta terça-feira (16) pela Epagri (Epagri/Cepa), a produção estadual pode chegar a 433 mil toneladas, aumento de 40,8% em relação ao ano passado. Esse número se aproxima do recorde alcançado na safra 2022/23, de 482 mil toneladas.

Até a última semana de setembro, 96% das áreas avaliadas apresentavam boas condições, enquanto 3% estavam em condições médias e apenas 1% ruins. Diante desse cenário, a produtividade média estadual está estimada em 3.569kg/ha, aumento de 59,5% sobre a última safra. A produtividade compensa a perda de 11,8% da área de trigo neste ano, que totaliza 121 mil hectares.

Regiões

Durante o mês de setembro, as condições climáticas foram favoráveis para o desenvolvimento da cultura em Santa Catarina, com volume médio de chuvas acumuladas superior a 90 mm.

Nas regiões de Araranguá, Criciúma e Tubarão, 97% das lavouras apresentavam boas condições e as demais estavam em condições médias. O percentual de lavouras em boas condições chega a 100% na região serrana de Lages.

Mesmo caso das lavouras do planalto norte do estado, nas regiões de Canoinhas e São Bento do Sul, onde a boa condição climática está contribuindo para o bom desenvolvimento da cultura. As estimativas de produção continuam dentro das margens estipuladas para a safra, com expectativa de colheita de grãos de boa qualidade.

Cenário parecido das regiões de Concórdia, Joaçaba e Curitibanos, que registraram um bom volume de chuvas e grande amplitude térmica. “É consenso entre os produtores que se o clima continuar assim, deveremos ter uma excelente safra. Nesse momento, o aspecto visual das lavouras é excelente, com plantas sadias e livres de pragas e doenças”. O estágio de desenvolvimento predominante das lavouras é a floração”, informa o Boletim Agropecuário.

A colheita já começou nas regiões de Chapecó e Xanxerê. Em São Miguel do Oeste, onde a o processo também já está em andamento, o produto é considerado de boa qualidade, com PH variando de 77 a 81.

Com informações da Epagri/Cepa