O fim de março e início de abril deve ser marcado por chuvas na Região Sul, especialmente no norte do Rio Grande do Sul. A região pode registrar volumes de chuva entre 60 e 150 mm até 04 de abril. Para as demais áreas da região Sul do país, “não estão previstos grandes acumulados de chuva que ultrapassem os 60 mm”, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em Passo Fundo, uma das principais cidades do Norte gaúcho, a chuva está prevista para a quarta-feira (30). Ela ainda deve vir acompanhada de uma queda de temperatura, com mínima em 12ºC e máxima de 22ºC. Essa tendência deve se acentuar ao longo da semana, com a chuva indo embora na sexta-feira (01), quando a temperatura mínima pode chegar a 7ºC.
Na semana seguinte, entre 05 e 13, as chuvas devem se concentrar no oeste da região Sul do país, onde os volumes podem ultrapassar os 100 mm. “No sul do Rio Grande de Sul e litoral da região, os acumulados deverão ser inferiores a 50 mm”, projeta o Informativo Meteorológico.
Brasil
No país, até a próxima segunda-feira (04), os maiores acumulados estão previstos para os estados do Amazonas e Pará e em grande parte do Maranhão, norte do Piauí, Ceará e litoral de São Paulo e Rio de Janeiro.
Na Região Sudeste, a previsão indica volumes de chuva significativos no litoral paulista e grande parte do Rio de Janeiro, chegando a 200 mm. Em áreas do estado de São Paulo, Sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, os acumulados de chuva deverão ficar abaixo de 60 mm. No Espírito Santo e grande parte do centro-norte e leste de Minas Gerais, são previstos acumulados abaixo de 20 mm.
Na Região Centro-Oeste, os volumes de chuva poderão ocorrer entre 80 e 200 mm em áreas do norte e sudeste do Mato Grosso, enquanto os acumulados de chuva previstos no Mato Grosso do Sul e grande parte de Goiás não deverão passar de 60 mm.
Para a Região Norte, são previstos maiores acumulados de chuva no leste do Amazonas e grande parte do Pará, com acumulados ficando entre 80 e 200 mm.
Na Região Nordeste, os maiores acumulados de chuva são previstos para o Ceará, norte do Piauí e grande parte do Maranhão, podendo chegar a 200 mm.
Já no MATOPIBA (área que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados de chuva previstos, com exceção de parte da Bahia, poderão variar entre 30 e 150 mm em grande parte da região, porém no Maranhão e norte do Tocantins e Piauí, são previstos acumulados de chuva superiores a 150 mm nos próximos dias.
Já a semana entre 05 e 13 de abril pode apresentar grandes acumulados de chuva em grande parte da Região Norte, norte da Região Nordeste e oeste da Região Sul do país.
Com informações do Inmet