Clima

Temporais voltam ganhar força no Sul do país

Entre Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul, os acumulados variam de 40 a 50mm, isto pelo menos até a quinta.

A semana ainda começa com padrão bem típico de verão na Região Sul. Bastante sol, calor e pancadas fortes durante à tarde entre Paraná, oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande o Sul. A partir de terça-feira (14), a passagem de uma nova frente fria, combinada com a circulação dos ventos, irá provocar o retorno dos temporais ao centro-oeste e sudoeste gaúcho e a chuva se espalha mais entre Santa Catarina e Paraná.

Condições de tempo severo a partir de quarta-feira (15), no sudoeste paranaense. Muita chuva de forma persistente e volumosa, com potencial para transtornos. As instabilidades também se espalham sobre as demais áreas da Região, e no Rio Grande do Sul, a chuva aumenta nas áreas de Serra e norte do estado.

Na quinta-feira (16), as instabilidades se concentram principalmente no noroeste do Paraná. Ainda com tempo fechado, muita chuva e volumes altos. O potencial de transtornos continua durante todo o dia. A chuva perde intensidade no oeste, região das Missões e em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, mais ainda persiste entre o litoral e leste do Paraná e em Santa Catarina.

Confira abaixo o acumulado de chuva para o BR nos próximos dias

Chuva acumulada de 12/02/2023 a 16/02/2023

Os acumulados podem variar de 70 a 100mm pelo estado do Paraná, a situação é de alerta, principalmente no oeste paranaense. Entre Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul, os acumulados variam de 40 a 50mm, isto pelo menos até a quinta.

Fonte: ClimaTempo