Previsão do Tempo

Frente quente provoca chuva e temporais no RS

Os acumulados de chuva tendem a se elevar ainda mais nas próximas horas

Foto de gotas de água da chuva em vidro.
O tempo segue instável no decorrer desta quarta-feira no Rio Grande do Sul | Foto: Michal Mokrzycki/Unsplash

Uma frente quente se formou sobre o Rio Grande do Sul entre o final da terça-feira (18) e o começo desta quarta-feira (19) com chuva forte em diversas cidades e ainda temporais localizados com alta incidência de raios e granizo em vários municípios. Ao contrário da chuva volumosa do último domingo (16), que se concentrou na Metade Norte com marcas de 100 mm a 200 mm em vários municípios, os mais altos volumes agora se deram da faixa central do estado para o Sul.

De acordo com dados de estações meteorológicas, os maiores volumes de chuva nas últimas horas se concentraram principalmente em cidades do Oeste, do Centro e do Sul estado, mas em especial na faixa central do território gaúcho, entre Alegrete e Porto Alegre.

Uma vez que a chuva prossegue, os acumulados de chuva tendem a se elevar ainda mais no decorrer das próximas horas com marcas localmente excessivas, principalmente no Centro, Sul e parte do Leste gaúcho.

Temporais

A frente quente trouxe, além da chuva, também muitos e raios e temporais isolados com queda de granizo no final da terça e nas primeiras horas do dia de hoje. Também houve vento forte muito localizado associado aos temporais em pontos sem medição por anemômetro ao passo que estações meteorológicas anotaram rajadas de 70 km/h em Soledade e Bento Gonçalves.

Frente quente

Diferentemente de uma frente fria, que é impulsionada por ar frio, a frente quente tem seu movimento ditado pelo avanço de ar quente. Por isso, seu movimento no estado é de Norte para Sul, ao contrário dos sistemas frontais frios que avançam de Sul para Norte. É também por isso que após a passagem da frente quente esquenta muito, ao contrário da frente fria que traz queda de temperatura.

Frentes quentes ocorrem tradicionalmente no outono e no inverno, especialmente no mês de junho, e costumeiramente trazem chuva localmente forte a intensa, muitos raios e queda de granizo.

Mais chuva

O tempo segue instável no decorrer desta quarta-feira no Rio Grande do Sul com chuva em todas as regiões. Os volumes variam muito de uma região para outra, mas segue o risco de precipitações localmente fortes e com altos volumes em curto período. Com o passar das horas se espera uma diminuição da chuva na maioria das localidades e até podem ocorrer intervalos de melhoria do tempo em parte do estado, mas no final do dia, à noite, há risco de formação de novas áreas de instabilidade entre o Noroeste e o Norte do estado.

Fonte: MetSul