Na quinta-feira, o Sul do Brasil enfrentará chuvas intensas e temporais. A Metade Norte do Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina estão em alerta para fortes chuvas e possíveis tempestades. No feriado, houve chuvas marcantes, com acumulados de até 50 mm em algumas áreas e ocorrência de granizo em municípios como Alegrete, Pontão e Soledade, conforme os dados Da Met Sul Meteorologia. Nas primeiras horas desta quinta-feira, um temporal violento deixou muita destruição e vítimas no município de Giruá.
A previsão é de que a chuva persista na quinta-feira, concentrando-se na Metade Norte do Rio Grande do Sul, com possibilidade de pancadas intensas, risco de alagamentos e ocorrência de temporais isolados em diferentes regiões, incluindo Noroeste, Alto e Médio Uruguai, Planalto Médio e Serra. No entanto, no Oeste e Sul do Rio Grande do Sul, o tempo permanecerá mais estável, com aberturas de sol.
Os meteorologistas alertam para a possibilidade de volumes extremos de chuva até o sábado, o que pode resultar em inundações e cheias nos rios. A previsão é especialmente preocupante para a Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e Sul do Paraná, com modelos indicando acumulados acima de 100 mm e até 300 mm em alguns locais até o final de semana.
Uma área de baixa pressão seguida de uma frente fria contribuirá para intensificar as chuvas entre quinta e sábado, aumentando o potencial de chuvas intensas e volumes consideráveis de precipitação em curto período. Porto Alegre e arredores estão em alto risco de chuvas intensas e alagamentos nesse período, com previsão de áreas de instabilidade passando pela Metade Norte gaúcha e por Santa Catarina nos próximos dias.
Destaque Rural com informações da Met Sul Meteorologia.