Clima

Temporais ganham força em Santa Catarina

A passagem de uma frente fria e cavados meteorológicos na Região Sul do Brasil provocam chuvas com temporais e amenizam o calorão no Rio Grande do Sul

A passagem de uma frente fria e cavados meteorológicos na Região Sul do Brasil provocam chuvas com temporais e amenizam o calorão no Rio Grande do Sul. No Paraná, há previsão de pancadas de chuva localizadas por todo seu território, ainda com muito calor.

Temperaturas amenas em Porto Alegre

Em Porto Alegre (RS), as temperaturas já diminuíram se comparadas com o final de semana, mas o calor ainda não vai embora de vez. Aliás, o interior gaúcho ainda registra temperaturas altas.

Para os próximos dias, a tendência é de que as temperaturas não se elevem tanto no leste da região Sul. Uma mudança no padrão dos ventos relacionada à um sistema de alta pressão que vem na retaguarda da frente fria, alterando a direção do vento que já estará soprando de Leste a partir de amanhã (22). Com a presença dessa massa de ar mais fria, as temperaturas ficam amenas no leste da região.

Devido à distância deste sistema em relação ao Rio Grande do Sul, a queda das temperaturas não será tão acentuada, porém a cidade de Porto Alegre terá uma considerável diminuição em relação ao calor excessivo que vem sofrendo ultimamente.

Temporais em Santa Catarina e no sul do Paraná

A frente fria já terá se afastado no decorrer da quarta-feira (22) e o sistema de alta pressão que estará sobre o mar irá potencializar a incidência dos ventos na costa do Rio Grande do Sul e no litoral de Santa Catarina.

Uma área de baixa pressão também ajudará a levar mais umidade para o Rio Grande do Sul. Muita nebulosidade no sul e no leste do estado gaúcho, assim como na Região de Uruguaiana, no oeste gaúcho, onde as pancadas de chuva deverão acontecer a qualquer hora e aos poucos deverão se espalhar para as demais regiões. Na capital do estado, o dia amanhece nublado compossibilidade de chuviscos, o sol vai ganhando força mas no decorrer da tarde pode voltar a chover.

A chuva mais forte deverá se concentrar pelo sul do Rio Grande do Sul, na Serra Gaúcha e Catarinense, assim como no sul do Paraná e também no sul e região central de Santa Catarina. Nestas áreas há alerta de temporais e os acumulados poderão ser bem significativos.

Mesmo assim, em Florianópolis, no Vale do Itajaí ficam em situação de atenção para receber chuva moderada a forte podendo acontecer a qualquer hora do dia. As condições de chuva também aumentam na Região de Curitiba na quarta (22), com sol, calor, tempo abafado e pancadas de chuva a partir da tarde.

As únicas áreas que não terão chuva nesta quarta (22) serão o norte e noroeste do Paraná.

Fonte: ClimaTempo