Clima

Tempo abafado e temporais pelo Brasil

A tarde, aumenta as condições de chuva forte em Porto Alegre, Florianópolis e na capital Curitiba.

As áreas de instabilidade continuam ativas entre o Norte e o Nordeste do Brasil nesta segunda-feira (14) e a Zona de Convergência Intertropical(ZCIT) reforça as instabilidades. Além disso, uma nova frente fria se forma na altura da costa do Sul do Brasil e aumenta as condições para temporais no Rio Grande do Sul.

A formação e a passagem de uma frente fria, combinada com a circulação dos ventos, mantém nuvens carregadas no Sul do Brasil. Ainda será um dia de sol e calor nos três estados, mas já com chuva fraca pelo interior da Região pela manhã.

A tarde, aumenta as condições de chuva forte em Porto Alegre, Florianópolis e na capital Curitiba. Risco de granizo no Paraná e rajadas de vento variando de 50 a 70 km/h em grande parte da Região, podendo chegar até 80 km/h no norte paranaense.

Demais regiões

Já boa parte do Sudeste, continua quente a abafada. Tem previsão de temporais em São Paulo, com granizo no centro-oeste paulista, temporais em Minas, capital Belo Horizonte, região da Zona da Mata e Triângulo e no estado do Rio De Janeiro. As temperaturas seguem altas, mesmo com a chuva. Em Vitória, muito sol e calor, mas com pancadas típicas da estação entre tarde e noite.

A Região Centro-Oeste segue em alerta para temporais, com queda de granizo em Mato Grosso do Sul, sul e oeste de Goiás. As pancadas ocorrem intercalando períodos de sol, em grande parte da Região. Brasília, no Distrito Federal, segue em alerta para chuva forte a qualquer momento do dia.

O sertão nordestino segue quente e seco, sem mudanças dignificativas nesta segunda-feira. Dia de sol, com variação de nebulosidade, chuva moderada desde o litoral da Paraíba, ao litoral de Alagoas. As capitais, São Luís, Teresina, Salvado e Fortaleza apenas com chuva isolada e passageira.

E na Região Norte, dia de sol e pancadas de chuva forte espalhadas pela Região. Temporais em Palmas, no estado de Rondônia, sul do Amazonas e Pará. Em Boa Vista e Macapá, chuva mais pontual e isolada.

Fonte: ClimaTempo