Clima

Temperaturas podem passar de 43ºC no RS

A previsão é de que o centro da América do Sul terá a onda de calor em meio ao um quadro de estiagem forte a severa, o que poderia causar incêndios.

Uma forte onda de calor atinge Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul nesta semana, de acordo com a Metsul Meteorologia. No RS, as temperaturas poderão se aproximar ou até passar de 43ºC, o que, caso se confirme, seria um novo recorde absoluto. A maior temperatura no Estado até hoje foi 42,6ºC, registrada nos municípios de Alegrete e Jaguarão nos anos de 1917 e 1943, respectivamente.

Segundo a Metsul, o forte calor será um “exemplo clássico” de extremo climático composto. A previsão é de que o centro da América do Sul terá a onda de calor em meio ao um quadro de estiagem forte a severa, o que poderia causar incêndios.

“A estiagem favorece uma onda de calor mais intensa e, por sua vez, o calor piora a estiagem. Não à toa, os recordes de calor do Rio Grande do Sul (…) se deram quando o Estado passava por fortes secas naqueles anos”, diz a Metsul.

Segundo a análise, cenário semelhante ocorreu em ondas de calor consideradas excepcionais pelo mundo em 2021. Um exemplo é o que ocorreu no noroeste dos Estados Unidos e na província canadense da Colúmbia Britânica em junho do ano passado, com um ciclo de seca excepcional e incêndios que causou centenas de mortes. O calor exacerbou a seca e agravou os incêndios.

A Europa registrou a mais alta temperatura da sua história em agosto, quando os termômetros chegaram a 48,8ºC em Siracusa, na Sicília, no Sul da Itália. O recorde ocorreu durante uma poderosa onda de calor, batizada de “Lúcifer”.

No Rio Grande do Sul, esperam-se máximas entre 41ºC e 42ºC no oeste do Estado na segunda metade desta semana, mas que podem passar de 43ºC ou mais na região de Uruguaiana. Em Porto Alegre e região, o calor será maior no fim da semana, com temperaturas em torno de 40ºC ou até um pouco acima disso.

*Com informações da Metsul Meteorologia e MilkPoint