Novo Super Tufão nas Filipinas já provocou mais de 200mm de chuva, de acordo com as imagens de satélite. Rai, como foi nomeado, ainda deve causar mais de 400mm de chuva até o final desta semana no país.
Na quarta-feira, dia 15, o “Rai” (chamado de Odette nas Filipinas) se tornou um Super Tufão na faixa norte do Oceano Pacífico, bem próximo da costa leste do país, onde os ventos chegaram aos 257,5km/h.
Para que o sistema se torne um super tufão, as rajadas de vento devem ser superiores aos 241,4km/h.
Nesta quinta-feira, dia 16, o tufão Rai está sobre as Filipinas, na região de Siargao, sustentando ventos de 241km/h, o que equivale a um furacão de categoria 4 da escala Saffir-Simpson.
O tufão deve se manter sobre as Filipinas até sexta-feira, 17, causando intensas precipitações, fortes rajadas de vento e muitos raios. Estão previstos mais de 400mm de chuva até o final da sexta-feira, e a região central do país receberá os maiores volumes acumulados.
Maior Super Tufão dos últimos 5 anos
Este é o mais forte tufão a atingir as Filipinas em um mês de dezembro, desde 2019, quando o Tufão Kammuri atingiu o país, no dia 02/12/2019. Porém, o último Super Tufão que ocorreu na região em um mês de dezembro, foi em 2016, o Super Tufão Nockten, com ventos de 260km/h no dia 25/12/2016.
Ou seja, o Super Tufão Rai é o mais forte dos últimos 5 anos a atingir a costa das Filipinas em um mês de dezembro. O país está em situação de alerta para alagamentos e deslizamentos de terra nesses dias, em todas as áreas.
Tendência
Atenção também a partir do sábado, dia 18 de dezembro, para as chuvas intensas e volumosas agora sobre o Vietnã e sul da China, com previsão de mais de 200mm de chuva até a terça-feira da semana que vem, dia 21. Vale reforçar que, sobre a costa do Vietnã, o tufão terá ventos em torno de 170km/h.
Fonte: ClimaTempo