Previsão do tempo

Sul do brasil será atingido por nova rodada de chuva forte e tempestades

Encontro de massa de ar frio com massa de ar quente vai trazer nova rodada de chuva forte e temporais para o Sul do Brasil

Foto de raios no céu.
É novamente alto o risco de temporais localizados com queda isolada granizo e alguns vendavais que localmente podem ser fortes a severos com danos | Foto: ASAF SAAB De Souza

A MetSul Meteorologia alerta que o Sul do Brasil vai enfrentar uma nova rodada com chuva forte e temporais nas próximas horas com possibilidade de tempestades outra vez localmente fortes a severas com possibilidade de danos.

A perspectiva é de a instabilidade se intensificar sobre o Sul do Brasil, entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná, com chuva forte e novos temporais isolados de raios, vento e granizo no final deste domingo e principalmente entre a madrugada e a a manhã desta segunda.

A intensificação será consequência do avanço de uma massa de ar frio com trajetória continental que avança pelo interior da América do Sul e que vai encontrar a massa de ar quente e úmida ainda presente sobre a Região Sul.

Assim, o começo da segunda-feira (22) pode ter muita chuva do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná com acumulados em alguns pontos até de 50 mm a 100 mm em poucas horas.

De acordo com a análise da MetSul, é novamente alto o risco de temporais localizados com queda isolada granizo e alguns vendavais que localmente podem ser fortes a severos com danos.

Considerando que ainda haverá a presença de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera sobre o Sul do Brasil, a MetSul Meteorologia adverte que não podem ser descartadas supercélulas de tempestades capazes de gerar microexplosões e tornados, especialmente em Santa Catarina e no Paraná.

Os mapas a seguir mostram a projeção de chuva do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) para a madrugada, manhã, tarde e noite desta segunda-feira (22). Os mapas podem ser consultados atualizados pelo nosso assinante na seção de mapas.

Com a formação de nuvens carregadas que trarão chuva forte a intensa e tempestades | Fonte: Metsul/Divulgação

Como se observa pelos mapas, a instabilidade deve ganhar muita força na madrugada e na manhã desta segunda-feira (22) com a formação de nuvens carregadas que trarão chuva forte a intensa e tempestades.

As tempestades severas avançam nesta segunda para o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil com o deslocamento da frente fria para o Norte e até o final da segunda e o começo da terça (23) o tempo melhora na maior parte do Sul do Brasil com o ingresso da massa de ar seco e frio de alta pressão que garantirá vários dias de temperatura baixa e com geada.

Fonte: MetSul