Clima

Sul do Brasil com calor e temporais nesta semana

Não há previsão de chuva generalizada, mas a chuva tem potencial para vir em forma de tempestade por vários municípios.

A semana segue em alerta para temporais na Região Sul do Brasil. Não serão dias completamente fechados, mas o risco de chuva forte, com raios e ventania persiste ao longo dos próximos dias na Região.

Semana quente e com alerta para temporal no Sul

Ao longo desta semana, o excesso de umidade, o calor e o avanço de frentes frias, vão favorecer a ocorrência de pancadas de chuva no Sul do Brasil. Não há previsão de chuva generalizada, mas a chuva tem potencial para vir em forma de tempestade por vários municípios. Mesmo assim, o sol aparece e as temperaturas conseguem subir. Não há expectativa para a entrada de ar frio na Região, por isso o calor continua. Máximas em torno de 30°C são previstas para as três capitais.

Entre terça e quarta, a chuva é irregular no Rio Grande no Sul, mas a partir de quinta, o risco de temporal aumenta no estado e até há possibilidade de granizo em alguns pontos.

Acumulados de chuva

Ao longo da semana, os maiores acumulados são previstos para centro, norte e nordeste do Rio Grande do Sul, centro-leste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. A maior parte da chuva se concentra nos períodos de tarde e noite, por isso ainda dá tempo do sol aparecer e ajudar a elevar as temperaturas.

Atenção com as rajadas de vento

A Região também pode contar com rajadas de vento nos próximos dias. Entre terça e quarta, ocorrem rajadas de vento no centro-oeste gaúcho, em torno de 40 a 60km/h. Com a entrada do ar quente e úmido e com os temporais previstos, a partir de quinta(24), os ventos se intensificam no sul e leste do Rio Grande do Sul, além do oeste do estado.

Previsão para hoje (23)

Atenção para chuva moderada a forte e raios, de forma isolada: centro-sul e leste de SC, no extremo sul do PR, centro, oeste e norte de SP, na Mantiqueira (SP), centro e leste de MS, no leste e norte de GO, DF, no centro, sul e oeste de MT, Sul de MG, Grande BH e cidades históricas, noroeste de MG, leste do ES, litoral e oeste da BA, no Recôncavo Baiano, no sul e norte do PI, MA, norte do CE, litoral do RN, da PB e de PE, centro-oeste e sul de RO, AC, sudoeste do AM, centro, leste e norte do PA, centro e norte de RR, centro-sul e oeste do AP, TO (exceto sudoeste do estado).

Atenção para o ar muito seco no interior do RS e no oeste de SC, com níveis de umidade entre 21% e 30%. 

Fonte: ClimaTempo