A semana termina com a formação de uma frente fria que irá passar rapidamente sobre a Região Sul do país. Além disso, também haverá atuação de um ciclone extratropical, provocando o aumento das rajadas de vento no litoral do Sul e do Sudeste. De acordo com a Climatempo, o sistema não deve trazer tanta chuva, mas há risco de temporais isolados e eventual queda de granizo no estado do Rio Grande do Sul. Após a passagem da frente fria, as temperaturas baixas retornam e trazem risco de geada.
Nesta sexta-feira (09), a chuva ganha força no estado gaúcho, e nas áreas mais ao sul de Santa Catarina, podendo acontecer em vários momentos. As rajadas de vento aumentam nestas áreas e o mar fica agitado desde o litoral do Rio Grande do sul até o litoral sul de Santa Catarina.
No sábado (10), essa frente fria vai se afastar já em direção ao Sudeste e espalha nuvens carregadas no norte de Santa Catarina e do Paraná e à noite chega a altura de São Paulo e do Rio De Janeiro. Com a frente fria mais costeira, as rajadas de vento ganham intensidade no litoral do Sul e do Sudeste, podendo chegar até 80 km/h no litoral de Santa Catarina e de São Paulo.
Vento
A Climatempo alerta para previsão de ventos fortes nas áreas de fronteira com o Paraguai e entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai, além de toda a Região Sul, de forma geral com rajadas de 60 a 80 km/h.
Tendência
Com a passagem do frente fria, o ar polar volta ganhar força e diminui as temperaturas no Sul do Brasil. O risco de geada aumenta já no sábado em áreas do sul do Rio Grande do Sul e o fenômeno ganha força no domingo (11).
Fonte: Climatempo