Clima

Semana começa com temporais e ventos fortes no Sul do Brasil

Um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e a Argentina aumenta as instabilidades sobre o interior da Região Sul.

Um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e a Argentina aumenta as instabilidades sobre o interior da Região Sul. A semana começa com muita nebulosidade e temporais no interior dos três estados. 

O céu fica nublado nesta segunda-feira (11) e a chuva já começa pela manhã sobre o sudoeste do Paraná, oeste e sul de Santa Catarina e no noroeste do Rio Grande do Sul. A chuva se estende ao longo do dia e o risco de temporais aumenta. 

Vento forte e mar agitado

A chuva pode vir acompanhada por raios, trovoadas e rajadas de vento forte no interior da Região. São previstas rajadas entre 50 a 80 km/h ao longo do dia. A chuva forte e a ventania também deixam o litoral instável, o mar fica agitado desde o litoral do Rio Grande do Sul até o litoral sul de Santa Catarina.

O sol até consegue aparecer nas capitais Florianópolis e Porto Alegre, mas tem previsão para chuva em vários momentos do dia. A chuva acontece com moderada a forte intensidade na capital de Santa Catarina, mas a capital gaúcha fica em alerta para o risco de temporais. 

Curitiba terá um dia ensolarado, mas intercalando períodos de chuva forte ao longo do dia. A região de Foz do Iguaçu, fica em alerta para temporais.

Temperaturas mais baixas 

De uma forma geral a semana será marcada por temperaturas mais amenas no Sul do Brasil, devido à entrada constante de umidade e o tempo mais encoberto. Na terça-feira (12), a passagem de uma nova frente fria vai provocar muita chuva nos três estados da Região e a entrada do ar frio de origem polar, mantêm as temperaturas mais baixas.

Nova frente fria reforça o risco de temporais

Uma nova frente fria chega ao litoral gaúcho já na noite de segunda-feira (11), mas ela avança pela costa da Região Sul apenas na terça-feira (12). As instabilidades aumentam sobre Santa Catarina e no Paraná e tem previsão de muita chuva sobre os dois estados. O risco de temporais se eleva principalmente no interior destas regiões.

O estado do Rio Grande do Sul também terá um dia instável, com muita nebulosidade e chuva forte em vários momentos, com o maior potencial para temporais no norte e noroeste do estado. 

Na quarta-feira (13) a frente fria se afasta em direção ao Sudeste do Brasil e as instabilidades começam a perder força, principalmente no estado gaúcho. Apesar da nebulosidade o tempo volta ficar firme no oeste do Rio Grande do Sul e na região de Uruguaiana. O centro-sul do estado terá um dia de sol apenas com chuva passageira. A capital Porto Alegre ainda fica em atenção para chuva com moderada a forte intensidade e trovoadas, mas de forma isolada. 

O sol também aparece mais no centro-sul catarinense e a chuva se concentra entre a tarde e a noite, mas sem previsão de grandes acumulados. Contudo, a nebulosidade ainda segue alta sobre o litoral, região central e norte do Paraná e tem previsão para pancadas de chuva em vários momentos, inclusive em Curitiba. A chuva forte vai se concentrar nas regiões mais próximas ao estado de São Paulo. 

Confira abaixo o acumulado de chuva para o Brasil

download
Chuva acumulada de 10/04/2022 a 14/04/2022

Tendência

A semana começa muito instável sobre os três estados do Sul do país, mas a partir da quinta-feira (14), uma massa de ar frio e seca volta atuar próximo à costa do Rio Grande do Sul, impedindo a formação de nuvens de chuva. O sol volta aparecer mais no oeste e sul catarinense e no estado gaúcho e não chove. Mesmo com a presença do sol, as temperaturas seguem baixas e a sensação ainda é de frio, principalmente no interior gaúcho.

A umidade segue elevada sobre o litoral norte de Santa Catarina e o estado do Paraná e tem previsão para pancadas de chuva forte.

Fonte: ClimaTempo