Os últimos dias de maio e a primeira semana de junho serão instáveis na Região. Nos próximos dias, a chuva aumenta e acontece de forma volumosa no Paraná e em áreas de Santa Catarina. Todo o Sul vai esfriar com a entrada de uma nova massa de ar frio de origem polar, mas o frio mais intenso será para sentido no Rio Grande do Sul e nas áreas de serra de Santa Catarina.
Previsão
A Região Sul continua sob influência de uma frente fria, que combinada a circulação de ventos ajuda reforçar as nuvens carregadas sobre os estados de Santa Catarina e do Paraná.
O destaque nesta segunda-feira (30) é a entrada da massa de ar polar, que derruba novamente as temperaturas no Rio Grande do Sul. Tem previsão de garoa no nordeste do estado, mas de forma isolada. As demais regiões continuam com muita nebulosidade e mesmo com a presença do sol, será um dia frio.
Tempo instável e muito carregado no leste de Santa Catarina e no centro-norte do Paraná. O céu fica nublado e chove em vários momentos com risco de temporais. Na capital Florianópolis a chuva acontece com até forte intensidade, mas pode vir acompanhada por raios, trovoadas e rajadas de vento.
Atenção! O mar continua agitado no litoral do Rio Grande do Sul. Venta bastante ao longo do dia, com rajadas de 40 a 60 km/h.
O risco de temporais persiste em todo o litoral do Paraná, na capital Curitiba e na Região de Foz do Iguaçu.
A última terça-feira (31) de maio será instável em todo o estado de Santa Catarina e do Paraná, ainda com risco de temporais ao longo do dia. No norte e nordeste do Rio Grande do Sul, a chuva acontece de forma muito isolada e pontual.
O amanhecer ainda frio, pode provocar geada no oeste e sudoeste gaúcho. O tempo continua firme em todo o centro-sul gaúcho.
Junho
Junho começa instável no Sul do Brasil e com chuva muito concentrada nos estados do Paraná e de Santa Catarina. A previsão é de uma semana bastante carregada, com chuva volumosa e frequente que pode acumular grandes volumes até a sexta-feira (03). No Rio Grande do Sul, a chuva acontece de forma mais irregular e mal distribuída, mas pontualmente pode vir com forte intensidade na região de Porto Alegre, Caxias do Sul, áreas de serra e litoral do estado.
Confira abaixo o acumulado de chuva para o BR
Alerta para muita chuva com acumulados elevados que podem ultrapassar os 100mm em vários municípios da Região. O risco para alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios e córregos aumenta nos próximos dias.