Previsão do tempo

Se preparem, que vem muito frio aí

Na quarta-feira, a temperatura mínima poderá oscilar entre -3°C e -5°C nos Campos de Cima da Serra

Foto de Geada.
Quarta-feira será o dia mais frio no RS e a temperatura mínima poderá oscilar entre -3°C e -5°C nos Campos de Cima da Serra | Foto: MetSul/Divulgação

Ao menos nesta semana, os gaúchos devem seguir à risca aquela recomendação da mãe de não esquecer de levar um casaquinho ao sair de casa. E ainda juntar lenha para o fogão a lenha e a lareira. Vai esfriar muito no Rio Grande do Sul, conforme previsão da MetSul Meteorologia. Ainda estamos no outono, mas a previsão do tempo para os próximos dias no Estado indica frio de inverno.

Inicialmente as nuvens e os nevoeiro estarão presentes, sobretudo, no turno das manhãs. A partir de quarta-feira o ar seco e o vento calmo elevarão o risco de formação de geada ampla no Rio Grande do Sul. Serão vários dias consecutivos de temperatura abaixo de 0ºC. Além disso, as tardes também serão frias.
 

Hoje (09), o frio do amanhecer continuou com mínimas abaixo de 5°C em grande parte da Campanha, Zona Sul e trechos de Serra Gaúcha. Especificamente na Serra do Sudeste, as temperaturas ficaram abaixo de 0ºC novamente. Durante o dia, porém, a a temperatura deve subir lentamente, com máximas entre 13°C e 15°C, segundo a MetSul.

Amanhã (10), o dia será ensolarado em toda a Região Metropolitana de Porto Alegre, porém, com previsão de frio intenso em todo o território gaúcho. Na Metade Sul, a temperatura ficará próximas de 0ºC em várias cidades, enquanto em trechos de serra da área central e sul, marcas entre -2°C e -4°C poderão ocorrer. Não se descarta a formação de geada, o que é comum em temperaturas tão baixas. Para a Grande Porto Alegre, os modelos indicam mínimas ao redor de 3°C a 5°C no Vale do Sinos. Durante a tarde, o tempo permanecerá firme e ensolarado, mas a temperatura irá aquecer lentamente, com máximas entre 13°C e 15°C, enquanto na Fronteira Oeste, os termômetros podem marcar até 18°C.

Na quarta-feira (11), o frio continuará intenso, com temperaturas ao redor de 0ºC e negativas em muitos municípios, além de um grande potencial para formação de ampla geada. Nos Campos de Cima da Serra, a mínima poderá oscilar entre -3°C e -5°C, enquanto na Serra do Sudeste e na Campanha Gaúcha, as mínimas deverão ficar próximas de -1°C a -3°C. Durante a tarde, o sol predominará, mantendo o tempo firme e ensolarado, mas com baixa umidade relativa do ar, o que agrava a sensação de frio, com máximas entre 15°C e 17°C.

Na quinta-feira (12), há expectativa de um dia totalmente ensolarado em todo o território gaúcho. No entanto, com o frio ainda presente, as temperaturas irão baixar para cerca de 5°C na maioria das regiões, com as menores marcas no Campos de Cima da Serra Gaúcha, que podem chegar a -2°C. No Vale do Sinos, as mínimas ficarão entre 2°C e 4°C. Ainda assim, alguns prognósticos indicam potencial de geada. Durante a tarde, o sol ajudará a aquecer, elevando as temperaturas para cerca de 18°C.

Na sexta-feira (13), o clima será de tempo firme, com amplas aberturas de sol em quase todas as áreas. Apesar de o frio do amanhecer começar a perder força, ainda assim, as temperaturas permanecerão altas e deverão oscilar entre 6°C e 8°C na maior parte do Estado. Nos pontos de maior altitude na Serra Gaúcha, a previsão é de temperaturas entre 2°C e 4°C. Durante a tarde, o calor começará a subir gradualmente, com máximas que variarão entre 18°C e 20°C.