Clima

Risco de chuva de forte intensidade no Sul do Brasil

Uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e presença de ar quente e úmido formam nuvens carregadas sobre a Região Sul do Brasil.

Nuvens carregadas continuam crescendo sobre quase todo o Brasil, devido à grande disponibilidade de umidade e de ar quente. Uma área de baixa pressão atmosférica ganha força sobre o Paraguai e ajuda a formar áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil e o Mato Grosso do Sul, induzindo um aumento das condições para chuva também sobre São Paulo.

A circulação dos ventos, em vários níveis atmosféricos, sobre América do Sul também facilita a formação das áreas de instabilidade. A zona de convergência intertropical (ZCIT) aumenta a chuva sobre o Amapá.

Região Sul

Uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e presença de ar quente e úmido formam nuvens carregadas sobre a Região Sul do Brasil. O ar fica abafado e há condições para pancadas de chuva com raios ao longo do dia em todos os estados. Há risco de chuva de forte intensidade. A chuva já começa na madrugada ou pela manhã no centro-oeste sul do Paraná, no oeste de Santa Catarina e em quase todo o Rio Grande do Sul. No nordeste do Rio Grande do Sul e nas demais áreas do Paraná e de Santa Catarina, as pancadas de chuva acontecem à tarde e à noite.

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

Nesta quinta-feira (12), Porto Alegre registrou 36,7°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Foi a maior temperatura na capital gaúcha em 2023 e do verão 22/23, que começou em 21/12/2022, e a maior temperatura entre as capitais brasileiras.

Região Sudeste

O ar quente úmido continua espalhado sobre a Região Sudeste e nuvens carregadas voltam a se formar durante esta sexta-feira em todos os estados. Muitas pancadas de chuva com raios acontecem sobre o Sudeste especialmente durante a tarde e à noite. Há risco de chuva forte em todos os estados.

O centro-oeste dos estados de São Paulo e Minas Gerais têm maior chance de ter chuva na madrugada e também pela manhã.

Região Centro-Oeste

Grandes áreas de instabilidade continuam se formando sobre o Centro-Oeste do país e espalham nuvens carregadas sobre toda a Região. As pancadas de chuva com raios podem ocorrer a qualquer hora, mas se intensificam durante a tarde com o ar mais abafado. A presença de uma forte área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai aumenta o risco de temporais sobre o Mato Grosso do Sul.

Região Nordeste

Na região nordeste, o aumento das condições para as chuvas está associada à presença de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis da atmosfera (VCAN), e também à disponibilidade de ar quente úmido.

O sol aparece sobre toda a Região Nordeste e há condições para chuva e raios em todos os estados. Pancadas de chuva com raios ocorrem no centro, oeste, norte e sul da da Bahia, no Maranhão, no Piauí, no litoral de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. As demais áreas podem ter chuva a qualquer hora, mas sem raios.

Região Norte

Áreas de instabilidade permanecem sobre a Região Norte do Brasil. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ajuda a aumentar as condições para chuva no Amapá. Todo o Norte do Brasil tem grande quantidade de nuvens e pancadas de chuva com raios ocorrem a qualquer hora do dia, intercaladas com períodos com o sol. Nesta sexta-feira, só não deve chover no estado do Acre. Há risco de chuva moderada a forte nos demais estados da Região, incluindo as capitais.

Fonte: ClimaTempo