Clima

Risco de grandes acumulados de chuva e transtornos de SC ao MS

A semana termina com nuvens carregadas entre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, por conta de um cavado meteorológico. Muitas nuvens devem ser observadas ainda no Amazonas, Pará e norte do Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte. Por outro lado, uma massa de ar seco inibe a formação de nuvens de chuva, fazendo com que o dia siga com sol, no centro-sul do Espírito Santo, bem como em Vitória. Tempo firme ainda do centro-norte de Minas Gerais e em parte do interior da Bahia.

Previsão do tempo

Região Sul

No Sul do país, um cavado meteorológico favorece a formação das nuvens carregadas pela Região. Há condições para pancadas de chuva em todas as áreas. Em Porto Alegre e em Curitiba, a chuva está prevista para ocorrer a partir da tarde, já em Florianópolis as pancadas podem cair em vários períodos da sexta-feira, com tempo mais fechado pela manhã.

Há perigo para temporais com rajadas de vento de 60 a 80 km/h, chuva volumosa e transtornos na faixa leste catarinense, incluindo a capital, assim como na região do Vale do Itajaí. Além de todo o estado do Paraná, inclusive na Grande Curitiba.

Região Sudeste

No Sudeste do país, uma massa de ar seco inibe a formação de nuvens de chuva e o tempo fica estável no centro-sul do Espírito Santo, bem como em Vitória. O dia segue com sol ainda no estado fluminense, na Região dos Lagos e no litoral norte. O norte mineiro também fica sem nada de chuva. Nas demais áreas do Sudeste do Brasil, um cavado meteorológico espalha nuvens de chuva, com potencial para temporais no estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. As áreas que mais preocupam em relação a quantidade de água prevista e o risco para transtornos é a faixa sul do estado paulista, bem como o litoral sul.

Região Centro-Oeste

Na Região Centro-Oeste, o tempo fica firme pela manhã na maioria das áreas, com um pouco mais de nebulosidade na Grande Cuiabá. As pancadas de chuva devem chegar entre a tarde e a noite, com moderada a forte intensidade, raios e rajadas de vento, inclusive em Goiânia e em Brasília. Há alerta para tempestades na maior parte do Mato Grosso do Sul, bem como em Campo Grande, com potencial para chuva volumosa e transtornos no sul do estado, incluindo Ponta Porã.

Região Nordeste

A semana termina com tempo estável em parte do interior da Região Nordeste. Nas demais áreas nordestinas, a infiltração marítima e a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) espalham nuvens de chuva. Há potencial para temporais no norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará, bem como em São Luís e em Fortaleza. Em Salvador e em Aracaju, as pancadas podem cair com moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento.

Região Norte

No Norte brasileiro, tempo firme pela manhã no estado do Acre, com condições para pancadas de chuva isoladas, a partir da tarde. Nas demais áreas da Região nortista, as pancadas de chuva moderadas a fortes se espalham, podendo vir com raios. Há risco para tempestades, na metade norte do Amazonas, oeste e noroeste do Pará e no norte do Amapá.

Fonte: Climatempo