A reta final do inverno é de alerta para bastante chuva no país. A atuação de vários sistemas meteorológicos vai contribuir para a formação de instabilidades e por isso a chuva tende a ser volumosa por quase todas as áreas do Brasil.
A primavera começa na próxima quinta-feira, 22 de setembro, às 22h04 pelo horário de Brasília.
O Nordeste é a Região que terá menos chuva. Já no Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul é alto o risco para temporal nos próximos dias. O risco de chuva forte aumenta até mesmo em Brasília entre quarta e sexta-feira.
No estado de São Paulo a chuva já começa a se espalhar nesta segunda-feira, mas ainda de forma isolada. Não chove na capital. Da terça-feira em diante as condições de chuva aumentam e volta a chover na Grande SP. A Climatempo alerta para muita chuva da noite de quarta-feira(21) até a quinta-feira(22).
Até o dia 22, o risco de tempestades também é alto nos três estados do Sul, na Região Centro-Oeste e no Norte, em especial nos estados de Rondônia, Acre e Amazonas. A chuva também vem com forte intensidade, raios e rajadas de vento no Rio De Janeiro, sul do Espírito Santo e Minas Gerais.
Com a chuva volumosa prevista, não dá para descartar o risco de alagamentos e até deslizamentos em alguns pontos. Os ventos intensos também podem provocar alguns transtornos pelo país. Será uma semana de bastante atenção.
Depois de toda a instabilidade, a tendência é que o ar seco e frio de origem polar comece a avançar pelo Sul do Brasil, derrubando as temperaturas. No fim da semana o tempo já firma no Sul e as temperaturas despencam, com chance de geada por amplas áreas.