A Região Sul do país voltará a enfrentar condições severas de chuva entre amanhã (06) e a segunda-feira (09). A MetSul alerta para o risco de alagamentos, inundações, cheias de rios e deslizamentos de terra.
No sábado (06), uma forte massa de ar frio ingressa no país a partir do Rio Grande do Sul, ativando uma frente fria. Ao longo do final de semana, essa frente fria deve ser tornar semi-estacionária sobre Santa Catarina e o Paraná e seguir provocando chuvas intensas.
Em alguns casos, o volume das chuvas pode chegar a extremos entre 100% e 200% da média histórica de todo o mês de dezembro inteiro em poucos dias. “Embora haja riscos no Rio Grande do Sul, notadamente em áreas do Noroeste e do Norte do estado, o maior perigo de chuva excessiva durante os próximos dias tende a se concentrar nos estados de Santa Catarina e do Paraná”, informa o serviço de meteorologia.
Conforme a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas começam amanhã (06) em cidades dos três Estados e, apesar de localizadas, elas podem ser intensas em algumas áreas. No sábado (07), a instabilidade deverá se intensificar deixando as nuvens ainda mais carregadas e potencialmente favoráveis a ocorrências de temporais associados a queda de raios, rajadas de vento que podem superar os 80 km/h e elevados volumes de chuva, que podem superar os 150 mm, especialmente sobre áreas do norte/noroeste do Rio Grande do Sul, centro-oeste e norte de Santa Catarina e oeste e centro-sul do Paraná.
No domingo (08) e na segunda-feira (09), as fortes chuvas poderão continuar ocorrendo em áreas entre Santa Catarina e Paraná.
O Inmet oriente para atenção aos avisos meteorológicos nos próximos dias e aos comunicados da Defesa Civil de cada município.