A Região Sul, Sudeste e alguns estados do Nordeste (Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco) não deverão ter chuvas acima dos 50 milímetros até 23 de março. Já no Centro-Oeste, Norte e o restante do Nordeste deverão ter volumes de chuvas mais expressivos, variando entre 50 e 150 milímetros.
Figura 1. Previsão de precipitação entre 15 e 23 de março, em milímetros.
Fonte: COLA
Quadro da precipitação no Brasil na primeira quinzena de março
Oeste do Rio Grande do Sul, Norte do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sul do Piauí, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba tiveram os menores volumes de chuvas durante a primeira quinzena de março, não ultrapassando os 50 milímetros.
O restante das regiões Sudeste e Sul tiveram chuvas variando entre 50 e 150 milímetros. Nas demais localidades não citadas, as chuvas foram pouco maiores, variando entre 50 e 250 milímetros.
Figura 2. Volume de chuvas em março (até dia 15), em milímetros.
Fonte: INPE/CPTEC
Quanto às anomalias de precipitação, em relação à normal climatológica, o Leste brasileiro teve chuvas, até o momento, abaixo do esperado para o período, em até 100 milímetros. Oeste do Rio Grande do Sul, Amapá e alguns locais no Amazonas e Pará também fecharam o período com déficits.
Figura 3. Anomalia de precipitação em março (até dia 15), em milímetros.
Fonte: INMET
Fonte: Scot Consultoria