Clima

Primeira semana de março é marcada por calor e chuva no Sul

As temperaturas ficarão acima da média para a época do ano, com máximas que podem chegar a 35°C em algumas regiões

GUARDA CHUVA
Foto: Divulgação

A primeira semana de março será marcada por calor e chuva nos estados do Sul do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as temperaturas ficarão acima da média para a época do ano, com máximas que podem chegar a 35°C em algumas regiões.

Em Santa Catarina, o tempo deve ser instável, com pancadas de chuva e trovoadas durante toda a semana. As temperaturas variam entre 20°C e 32°C. No litoral, a nebulosidade será mais intensa, com chuvas frequentes. Já no interior, o sol deve aparecer entre nuvens, com pancadas de chuva à tarde e à noite.

No Paraná, o tempo também será instável, com pancadas de chuva e trovoadas. As temperaturas variam entre 22°C e 34°C. No leste do estado, a nebulosidade será mais intensa, com chuvas frequentes. Já no oeste, o sol deve aparecer entre nuvens, com pancadas de chuva à tarde e à noite.

No Rio Grande do Sul, o tempo será instável, com pancadas de chuva e trovoadas. As temperaturas variam entre 21°C e 33°C. Na metade norte do estado, a nebulosidade será mais intensa, com chuvas frequentes. Já na metade sul, o sol deve aparecer entre nuvens, com pancadas de chuva à tarde e à noite. Os valores de precipitação esperados para a Zona Sul do estado deverão ser inferiores a 10 mm e parte da Campanha. No restante do Estado os volumes deverão oscilar entre 20 e 35 mm, e poderão alcançar 50 mm na Fronteira Oeste e superar 60 mm no Vale do Uruguai.

Temperatura para Março

Março terá bastante calor na Região Sul, principalmente no Paraná e no interior de Santa Catarina. A chuva tende a ser mais irregular no Paraná. Os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina podem ter pausas mais longas nas chuvas.

São esperadas de 3 a 4 frentes frias passando pela costa da Região Sul durante o mês de março, mas em geral de forma oceânica, com pouca entrada de ar frio no interior da Região. As frentes frias devem ser mais ativas e frequentes na segunda quinzena de março, estimulando mais chuva também no interior da Região Sul.