Clima

Primeira semana de junho será marcada por tempo seco no sul do país

Confira a previsão do tempo entre os dias 29 de maio e 13 de junho de 2023.

A previsão é que tempo seco predomine em grande parte da região central do Brasil, interior da Região Nordeste e sul da Região Sul entre os dias 29 de maio e 5 junho. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste semana os maiores volumes de chuva são previstos no noroeste do Brasil, principalmente em áreas do noroeste do Amazonas, além de áreas centrais de São Paulo.

Previsão primeira semana

Região Sul: podem ocorrer acumulados de chuva maiores que 30 mm por conta da passagem de um sistema frontal (frente fria) em áreas do norte do Paraná. Nas demais áreas da região, há previsão de tempo seco e sem chuvas em praticamente toda a semana.

Centro-Oeste: a previsão é de tempo seco e baixa umidade em grande parte da região, principalmente no Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Em áreas de Mato Grosso do Sul, a passagem de uma frente fria poderá ocasionar acumulados de chuva maiores que 30 mm, podendo ultrapassar 50 mm em áreas centrais do estado.

Região Sudeste: predomina o tempo seco e sem chuvas, principalmente em áreas do centro e norte de Minas de Gerais. Entretanto, a passagem de um sistema frontal poderá causar temporais e volumes de chuva superiores a 30 mm em grande parte de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, entre quarta e quinta-feira. Em áreas centrais e do oeste de São Paulo, os acumulados de chuva podem ultrapassar 60 mm.

Região Norte: são previstos volumes de chuva maiores que 30 milímetros (mm) em grande parte do centro e norte da região, que podem ultrapassar 80 mm em áreas centrais e do noroeste do Amazonas, além de áreas pontuais do Acre e noroeste do Pará, devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas, como em Rondônia e Tocantins haverá predomínio de tempo seco e sem chuvas.

Região Nordeste: há previsão de acumulados de chuva superiores a 40 mm no noroeste do Maranhão. Já em áreas do litoral de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte podem ocorrer pancadas de chuva no início da semana, devido ao transporte de umidade vindo do oceano. No Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior da região, a previsão e de tempo estável e seco em toda a semana. No norte do Ceará podem ocorrer chuvas isoladas ao longo da semana.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (29/5/2023 a 5/6/2023)

Fonte: INMET

Previsão segunda semana

Entre os dias 6 e 13 de junho, a previsão indica grandes acumulados de chuva maiores que 80 milímetros (mm) em áreas do extremo norte da Região Norte, litoral da costa leste do Nordeste e no centro-sul do Rio Grande do Sul. Já em grande parte do Brasil Central, interior do Nordeste e norte da Região Sul há previsão de tempo seco e sem chuvas ao longo da semana.

Região Sul:  há previsão de acumulados de chuva significativos, maiores que 80 mm, no centro-sul do Rio Grande do Sul. Já em áreas ao norte do estado e, em Santa Catarina, podem ocorrer baixos volumes de chuva, menores que 50 mm. Nas demais áreas, principalmente no Paraná a previsão é de tempo seco e sem chuvas.

Centro-Oeste e Sudeste: a previsão é de tempo seco e sem chuvas em praticamente toda a semana, com exceção de áreas do extremo norte de Mato Grosso onde podem ocorrer pancadas de chuva e baixos acumulados.

Região Norte: são previstos acumulados maiores que 30 mm em praticamente todo o centro e norte da região, com volumes superiores a 80 mm em áreas do noroeste do Amazonas, norte de Roraima e do Amapá. Em áreas do sul da região, não há previsão de acumulados de chuva significativos.

Região Nordeste: os acumulados de chuva podem ultrapassar 80 mm em áreas do litoral da costa leste. No Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e no interior da região, não há previsão de chuvas, havendo predomínio de tempo seco. Em áreas do litoral norte, podem ocorrer pancadas de chuva e baixos acumulados que não devem ultrapassar 40 mm.

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (6/6/2023 a 13/6/2023)

Fonte: GFS

Fonte: INMET