A terça-feira trouxe condições climáticas desafiadoras para diferentes partes do Brasil. Na região Sul, chuvas intensas com acumulados de até 100 milímetros provocaram preocupações, especialmente na metade norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Essas chuvas, acompanhadas de ventos fortes, raios e até granizo, não descartaram a possibilidade de transtornos como alagamentos e enchentes.
O Sudeste também está no radar das mudanças climáticas, pois o final do dia pode trazer novos temporais. São Paulo e o sul de Minas Gerais estão na mira de uma frente fria que se aproxima, com a perspectiva de volumes significativos de chuva, além de rajadas de vento, raios e a eventual queda de granizo. Nas demais áreas, incluindo o norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro, espera-se apenas chuvas isoladas e de baixa intensidade por enquanto.
No Centro-Oeste, a quarta-feira se inicia com pancadas de chuva previstas para a maior parte dos estados de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. O extremo sul do Mato Grosso do Sul pode enfrentar chuvas fortes, acompanhadas de ventos de até 80 km/h e volumes expressivos.
No Nordeste, a metade sul da Bahia pode experimentar pancadas isoladas de chuva, embora sejam de curta duração e não devam acumular grandes quantidades de água. Por outro lado, a maior parte da região continua sob a influência de um clima seco e quente, sem previsão de chuvas.
Na região Norte, pancadas isoladas de chuva ainda são esperadas em áreas como o Amapá, o noroeste do Pará, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia, embora não sejam esperados acumulados significativos. Nas demais áreas do Norte, mais um dia de sol e calor está previsto.
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia
Órgão oficial da Meteorologia no Brasil