Clima

Previsão de fortes tempestades isoladas no Centro e Sul do país

O alerta é para fortes tempestades entre o Centro e parte do Sul do Brasil, sendo que já chove em regiões do Paraná desde a noite desta terça-feira (20). Os temporais podem percorrer centenas de quilômetros e são capazes de gerar tempo severo isolado com granizo e vendavais, de acordo com a MetSul.

Os temporais devem atingir principalmente os estados do Paraná e de São Paulo, entretanto podem ocorrer de forma isolada em parte do Mato Grosso do Sul (Sul e Leste), Centro-Sul de Goiás, Centro-Sul de Minas Gerais e no estado do Rio de Janeiro. A instabilidade aumenta nestas áreas entre hoje (21) e a sexta-feira (23).

A MetSul ressalta que, uma vez que são ocorrências localizadas, não é possível estabelecer quais cidades registrarão temporais, apenas delimitar a região de risco. No Sul do Brasil, muitas áreas de instabilidade avançam sobre Santa Catarina e o Paraná no decorrer do dia, com chuva localmente moderada a forte e potenciais temporais, alguns fortes a severos, especialmente no estado paranaense, que terá maior risco de tempo severo. Na quinta-feira (22), grande parte da instabilidade se desloca para o oceano e São Paulo, mas ainda pode ocorrer chuva esparsa em diferentes pontos dos dois estados.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, o risco de tempo severo é muito baixo. Embora o sol apareça com nuvens em várias regiões gaúchas nesta quarta, a nebulosidade aumenta mais e chove principalmente da tarde para a noite de forma muito irregular no estado. Na divisa com Santa Catarina, junto ao Norte gaúcho, há um risco marginal de tempo severo por granizo. Com o avanço de uma área de baixa pressão, na quinta-feira deve haver sol, nuvens e chuva em diversas regiões, com uma massa de ar frio se aproximando.

Volumes de chuva

A chuva será irregular na distribuição entre o Sul e o Sudeste do Brasil. Em muitas áreas, a chuva não terá acumulados altos e eles devem variar muito de um ponto para o outro. Os maiores volumes de chuva devem ocorrer no Paraná e em pontos de São Paulo, Sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro no período.

Fonte: MetSul