Uma baixa pressão atmosférica se intensifica entre o Brasil e o Paraguai estimulando o aumento da nebulosidade e da chuva sobre o Sul do Brasil e no Mato Grosso do Sul.
O ar quente e úmido que predomina sobre o Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do país facilita a formação de nuvens carregadas, que provocam fortes pancadas de chuva. Na costa norte do Brasil, as áreas de instabilidade são reforçadas pela atuação da zona de convergência intertropical. Ventos marítimos ganham força e aumentam a instabilidade na costa leste do Nordeste.
Região Sul
Uma área de baixa pressão atmosférica se intensifica entre o Sul do Brasil e o Paraguai e espalha nuvens carregadas sobre os três estados da Região Sul. No centro, sul e leste do Rio Grande do Sul, tem um dia com muitas nuvens, mas sem chuva. Apenas chuvisca pelo litoral. Já no norte gaúcho, em Santa Catarina, no oeste e sul do Paraná, o tempo fica muito instável com céu nublado e pancadas de chuva frequentes, que podem ser fortes em várias horas. As demais áreas do Paraná também podem ter chuva forte, mas com aberturas de sol. Períodos com sol e pancadas de chuva ocorrem no centro-oeste gaúcho.
Região Sudeste
Uma frente fria chega na costa paulista, mas com fraca intensidade. As condições para chuva aumentam em São Paulo com o calor, a umidade alta e a proximidade com uma área de baixa pressão atmosférica que cresce no Sul do Brasil. O sol aparece e tem previsão de pancadas de chuva com raios para a maioria das áreas do Sudeste. Há risco de chuva moderada a forte em todos os estados e nas capitais
Região Centro-Oeste
Quinta-feira com ar quente e úmido predominando sobre a Região Centro-Oeste. Na maioria das áreas da Região, o sol aparece por várias horas e tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Essas pancadas podem ser fortes em vários locais. O sul/sudoeste de Mato Grosso do Sul tem um dia de sol com algumas nuvens, mas por enquanto não tem previsão de chuva. Faz calor em todo o Centro-Oeste.
Região Nordeste
Muitas áreas de instabilidade continuam se formando sobre o Nordeste do Brasil. Praticamente toda a Região tem um dia com muita nebulosidade, pancadas de chuva a qualquer hora e alguns períodos com sol. Há risco de chuva forte no Maranhão, no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte. Pode chover com moderada a forte intensidade no litoral de Alagoas. Só não há expectativa de chuva para a região sul do Vale do São Francisco, na Bahia.
Região Norte
Áreas de instabilidade continuam crescendo sobre todo o Norte do Brasil, com a grande disponibilidade de calor e de umidade que existe sobre a região. Em todas as demais áreas do Norte do Brasil, ocorrem várias pancadas de chuva ao longo do dia, com raios e ventos por vezes fortes. Mas também ocorrem em períodos com o sol. Há risco de chuva forte, exceto em Roraima.
Fonte: ClimaTempo