Clima

Onda de calor segue no Sul do país

A condição da onda de calor deve seguir nos próximos dias, até o dia 15 de dezembro, especialmente sobre o Sul do país por conta de uma massa de ar quente.

Semana começando abafada sobre grande parte do país, com o retorno da chuva forte no Rio Grande do Sul. A previsão mostra a passagem de uma frente fria na costa da Região Sul, o que aumenta o risco de temporais no Paraná. Portanto, a segunda-feira (12), é instável com muitas nuvens no céu e chuva forte a qualquer momento. Sol, tempo abafado e chuva forte em Santa Catarina e no centro-norte gaúcho, inclusive em Florianópolis e Porto Alegre. 

Calor

De acordo com as estações automáticas e convencionais do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foram registradas altas temperaturas no Rio Grande do Sul: no dia 09 de dezembro chegou a 40,9°C em Bagé e 40,5°C em Quaraí. Também chegou a fazer 40°C em São Luiz Gonzaga e em Uruguaiana.

A condição da onda de calor deve seguir nos próximos dias, até o dia 15 de dezembro, especialmente sobre o Sul do país por conta de uma massa de ar quente, que também é seca, e que está mais concentrada entre a Argentina e o Paraguai. Estima-se temperaturas entre 43 e 36°C no centro oeste e sul gaúcho.

Média das temperaturas máximas previstas entre 10 e 14 de dezembro no Brasil. Fonte: Climatempo. 

Uma frente fria prevista para hoje (12) no sul do país, passa de maneira costeira e rápida, pois na terça-feira (13) já está sobre a costa do Rio de Janeiro. Assim, são esperados temperaturas amenas mais no nordeste e leste do estado gaúcho entre segunda e terça.

Porém, outra frente fria deve passar a partir de quinta-feira (15), e deixar as temperaturas mais baixas pela faixa leste da Região Sul a partir do dia 16 de dezembro. Mas vale reforçar, que tudo indica que o calor voltará a aumentar no centro oeste do Rio Grande do Sul, e na faixa oeste da Região Sul, a partir do dia 17 de dezembro.

Média das temperaturas máximas previstas entre 15 e 19 de dezembro no Brasil. Fonte: Climatempo.

Chuva

As pancadas mais fortes, com risco para temporais e acumulados elevados, estão previstas em Santa Catarina e no Paraná, além de pontos do norte do Rio Grande do Sul, isso até meados da próxima semana. Pois há além da Alta da Bolívia, um corredor de umidade que vem da Região Norte do país e mais cavados meteorológicos (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada).

Os acumulados podem variar entre 50 e 150mm, até 14 de dezembro de 2022, especialmente pelos estados de Santa Catarina e do Paraná.

Acumulados de chuva previstos de 10 até 14 de dezembro de 2022 no Brasil. Fonte: Climatempo.

Fonte: ClimaTempo