A semana começou com temperaturas elevadas em grande parte do País devido à circulação dos ventos em médios e altos níveis da atmosfera. Uma intensa de massa de ar seco e quente vai continuar impedindo o avanço da umidade e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para onda de calor válido até o próximo domingo, dia 22 de setembro.
Seguindo os protocolos internacionais, este aviso é emitido quando as temperaturas, neste caso, especialmente, as máximas, excedem em pelo menos 5°C a climatologia (média histórica) do período. Vale ressaltar que a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não aos desvios de temperatura absolutos em si.
Vale destacar que este aviso será reavaliado diariamente para possíveis ajustes, especialmente, na área de atuação do fenômeno. O panorama previsto pelos meteorologistas do Inmet aponta uma possível piora da situação a partir de sexta-feira (22). As temperaturas máximas devem passar dos 40°C em áreas das regiões Centro-Oeste e Norte, além do interior de São Paulo.
Fonte: O INMET