Clima

Nuvens carregadas sobre o Sul do Brasil

Áreas de instabilidade deixam nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul, em quase todo estado de Santa Catarina e no oeste/sudoeste do Paraná.

Uma frente fria se afasta do Brasil, na altura do litoral do Rio Grande do Sul, mas a tendência de queda da pressão atmosférica entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai forma nuvens carregadas que se espalham sobre parte do Sul do Brasil nesta terça-feira (02).

Uma massa de ar seco reduz a nebulosidade na região entre a divisa de Mato Grosso com Goiás, o centro-norte do Paraná e o centro-sul de Minas Gerais, abrangendo também São Paulo.

Áreas de instabilidade atuam sobre o Norte e o Nordeste do Brasil, deixando nuvens carregadas que provocam chuva forte em vários estados. A Zona de Convergência Intertropical espalha nuvens carregadas sobre a costa norte do Brasil, entre o Rio Grande do Norte e o Amapá.

Região Sul

Áreas de instabilidade deixam nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul, em quase todo estado de Santa Catarina e no oeste/sudoeste do Paraná. Pancadas de chuva com raios ocorrem nestas regiões. No Rio Grande do Sul, chove em grande parte do dia e pode chover forte.

No oeste, centro e sul de Santa Catarina, no oeste e sudoeste do Paraná, o sol aparece e estão previstas pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Em Florianópolis, a nebulosidade aumenta ao longo do dia e chove à noite. O Vale do Itajaí e o litoral norte catarinense e as demais áreas do Paraná permanecem com tempo seco, sem chuva, com predomínio de sol nesta terça-feira.

O nevoeiro reduz a visibilidade na região de Curitiba desde a madrugada e deve continuar no começo da manhã.

Região Sudeste

Terça-feira com muito sol e calor em São Paulo, no centro, oeste e no Sul de Minas Gerais, na cidade do Rio De Janeiro e no Médio Paraíba (sul fluminense). Pode chover rapidamente na Baixada Santista, no litoral norte de São Paulo e no litoral sul Fluminense, mas o sol aparece na maior parte do dia.

Na região serrana e no centro-norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no leste de Minas Gerais, ocorrem pancadas de chuva no decorrer do dia, com períodos de sol.

Não tem previsão de chuva para as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Região Centro-Oeste

Dia com sol forte, calor e ar seco no Distrito Federal, em quase todas as áreas de Goiás, no leste e sudeste de Mato Grosso, no leste e nordeste de Mato Grosso do Sul. As capitais Goiânia e Brasília também ficam sem chuva e com muito sol.

A fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai tem muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Nas demais áreas do Centro-Oeste, incluindo a região de Campo Grande e de Cuiabá, o sol aparece forte, mas tem previsão de pancadas de chuva à tarde e em parte da noite.

Região Nordeste

Áreas de instabilidade atuam sobre o Nordeste do Brasil e espalham nuvens carregadas por toda a Região. Há condições para chuva no interior e no litoral de todos os estados. Só não deve chover numa pequena área no centro e norte do Rio Grande do Norte.

Atenção para chuva forte no Maranhão, Piauí, no litoral da Bahia, no Recôncavo Baiano e na Chapada Diamantina. Em Sergipe, Alagoas, no centro e leste de Pernambuco e na Paraíba, o sol aparece o dia todo e ocorrem pancadas de chuva passageiras, que não devem causar transtornos.

Região Norte

Áreas de instabilidade crescem sobre toda a Região Norte, com a grande disponibilidade de calor e de umidade. Toda a região tem várias pancadas de chuva no decorrer do dia, mas com períodos de sol. Há risco de chuva forte em todos os estados.

A chuva é mais volumosa na faixa no centro-leste do Amazonas e no oeste do Pará.

Fonte: ClimaTempo