Uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai passa a ganhar mais força a partir do domingo (5) e se desloca em direção ao oeste do Rio Grande do Sul. Ao longo do domingo (5), ainda não há risco de temporais no Rio Grande do Sul, mas a partir de segunda-feira (6) este sistema de baixa pressão se transformará em um ciclone extratropical. O ciclone deverá atingir em cheio o estado gaúcho, trazendo tempestades, condições para granizo, chuva expressiva e ventos fortes, conforme a Climatempo.
Áreas mais afetadas
A previsão para segunda-feira (6) é de chuva forte, acompanhada por raios e rajadas de vento desde a madrugada, com aumento da precipitação em toda a fronteira oeste, centro e leste do Rio Grande do Sul. A tempestade deverá atingir a capital Porto Alegre, região serrana e litoral, e os acumulados podem chegar a até 150mm.
Esse sistema ainda atua ao longo da terça-feira (7), com chuva extremamente forte e frequente, raios, trovoadas e rajadas de vento. A partir de quarta-feira (8), o ciclone extratropical começa a se afastar para o oceano, resultando na diminuição da chuva forte no estado.
Próximos dias
Após o afastamento do ciclone para alto mar, não há mais risco para temporais no Rio Grande do Sul e demais áreas da Região Sul do Brasil. Ainda haverá muita nebulosidade, e a chuva deve diminuir, mas as temperaturas seguem baixas.
Previsão para o final de semana
Nesta sexta-feira (3), ainda deverão ocorrer chuvas fracas e isoladas nos setores Norte e Nordeste, segundo previsão do Boletim Integrado Agrometeorológico 21/2022, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Emater/RS-Ascar e Irga. No restante do Estado, a presença do ar seco e frio manterá o tempo firme, com temperaturas baixas e formação de geadas.
No sábado (4) e domingo (5), a propagação de uma área de baixa pressão provocará chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados.
Fonte: Climatempo e Seapdr