O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas abaixo da média em diversas regiões produtoras do país. A tendência abrange uma área que se estende desde o sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo até o Rio Grande do Sul , com total de chuva previsto abaixo dos 200 mm. Esse cenário traz diferentes impactos para o agronegócio de cada região.
A redução das chuvas deve afetar negativamente o armazenamento de água no solo, principalmente no Rio Grande do Sul, o que pode impactar as culturas agrícolas. Por outro lado, isso pode beneficiar as culturas de verão no Paraná e em Santa Catarina, onde foram registrados grandes acumulados de chuvas nos últimos meses, o que manteve os níveis de água no solo. Além disso, o tempo seco poderá favorecer as fases finais de culturas como trigo e aveia.
Em relação às temperaturas, as médias poderão ser inferiores à 22ºC em áreas das regiões Sul e Sudeste. A causa são massas de ar frio que poderão favorecer a ocorrência de geadas tardias, principalmente nos primeiros dias do mês ou persistência de dias chuvosos.
Demais regiões
Para o sul da Amazônia, MATOPIBA (região que abrange os estados do MA, TO, PI e BA), nordeste do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo são previstos acumulados de chuva acima da média e que poderão ser superiores a 200 mm, sendo ocasionados, principalmente, pelo início da estação chuvosa prevista para o mês de novembro.
A previsão de chuvas acima da média favorecerá a recuperação do armazenamento de água no solo, beneficiando o plantio e as fases iniciais das culturas de verão na região, como a soja, o milho primeira safra e o algodão. Já em áreas do SEALBA (região que abrange os estados de SE, AL e BA), as chuvas dentro da média favorecerão as fases finais da cultura do milho terceira safra nas regiões produtoras.
Na Região Sudeste e grande parte da Região Centro-Oeste a previsão é de retorno das chuvas, principalmente em áreas que vem sofrendo com déficit hídrico, o que é importante para a elevação da umidade no solo e o estabelecimento das fases iniciais das culturas de verão no campo, como soja, milho, feijão e algodão.
Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ficar acima da climatologia nas regiões Norte e Nordeste, além do norte do Mato Grosso, com temperaturas acima de 26ºC, porém em áreas de divisa com Piauí, sul do Ceará, oeste de Pernambuco e norte da Bahia poderão atingir os 30ºC.
No sul da Bahia, oeste de Goiás e do Mato Grosso do Sul, Região Sudeste e leste da Região Sul são previstas temperaturas abaixo da média.
Com informações de Inmet