O Rio Grande do Sul está prestes a enfrentar um significativo aumento nas temperaturas e ventos nos próximos dias, segundo o Climatempo.
A semana começou com frio intenso e registro de temperaturas negativas na fronteira com o Uruguai. No entanto, a previsão é que o segundo mês do inverno se encerre com temperaturas amenas.
Em Porto Alegre, por exemplo, a temperatura máxima pode chegar a surpreendentes 28°C durante o fim de semana. Por outro lado, na terça-feira, 14 de julho, a máxima mal alcançou os 14,0°C.
A massa de ar muito quente toma conta do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira e favorece uma elevação muito acentuada da temperatura.
As máximas, que no começo da semana estavam entre 10ºC e 15ºC na maior parte do estado, a partir desta sexta já ultrapassam os 25ºC em um grande número de localidades gaúchas. Em algumas, as máximas já atingem de 27ºC a 29ºC.
O calor mais intenso está previsto para o fim de semana, quando ar ainda mais quente vai estar sobre o território gaúcho. Haverá cidades em que as mínimas do domingo devem ser mais altas que as máximas observadas na última segunda ou terça-feira para se ter ideia da enorme diferença de temperatura que se projeta.
Fonte: Metsul Meteorologia e Climatempo