Clima

Mais de cem municípios gaúchos já decretaram situação de emergência pela estiagem

Ao todo, 105 municípios gaúchos já decretaram situação de emergência pela estiagem. O número foi atualizado hoje (03) pela Defesa Civil. Além disso, oito municípios já se registraram no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.

O Informativo Especial Estiagem 2021/2022 desta segunda-feira, divulgado pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, destaca que a última semana foi de volumes pouco significativos em todo o estado e com os principais rios com níveis em declínio ou estáveis.

O número de municípios em situação de emergência pela falta de chuvas vêm aumentando nos últimos dias. Na quarta-feira (29), eram 76 municípios. Os decretos mais recentes, de 31 de dezembro, são de Santo Ângelo, Paim Filho e Capitão.

Ações

Na última quinta-feira (30), a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Silvana Covatti, esteve em contato com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, manifestando preocupação sobre as perdas nas lavouras e falta de água para consumo humano.

De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria, Erli Teixeira, “entre as ações já em andamento neste momento estão a solicitação para que a Emater priorize a verificação dos comunicados de laudos do Proagro solicitados pelos produtores, auxilie as prefeituras nos decretos de situação de emergência e que apresente um levantamento das perdas com a estiagem”.

Nesta segunda-feira (03), secretários dos três estados do Sul e do Mato Grosso do Sul participaram de reunião com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA/Mapa), Guilherme Soria Bastos Filho, para apresentar demandas.

Previsão

A previsão é de chuvas e temporais isolados na maior parte do estado entre a segunda (03) e a quarta-feira (05), conforme o Informativo. No entanto, no decorrer da semana, uma massa de ar seco predomina e o tempo fica estável em todas as regiões.

O Noroeste gaúcho deve voltar a registrar chuvas entre a quinta (06) e a sexta-feira (07), devido a uma área de baixa pressão atmosférica e o fluxo de umidade do oceano.

A região Sul, faixa Leste, Serra gaúcha e Noroeste do estado deverão registrar os maiores volumes acumulados durante a semana. As temperaturas continuarão elevadas na parte da tarde no estado, trazendo sensação de calor e abafamento, principalmente na região Oeste, conforme o documento.