Clima

Mais chuva e temporais pela Região Sul do Brasil

Esse sistema de baixa pressão e a umidade que vem do oceano mantém o alerta para temporais no litoral e leste do Paraná e litoral de Santa Catarina.

Nesta segunda-feira (28), um sistema de baixa pressão entre São Paulo e o estado do Paraná, combinado com a infiltração marítima, mantém nuvens muito carregadas entre o Sul e o Sudeste do Brasil. A umidade segue alta no Norte e Nordeste e há risco para temporais.

Na Região Sul, esse sistema de baixa pressão e a umidade que vem do oceano mantém o alerta para temporais no litoral e leste do Paraná e litoral de Santa Catarina. Os acumulados já foram bastante elevados e essa chuva ainda pode causar transtornos ao longo do dia nestas regiões.

Muita chuva, rajadas de vento fortes e mar agitado com ressaca em Florianópolis. As ondas podem chegar até 2,5m. Já no Rio Grande do Sul, pouca chuva no litoral e nordeste do estado, sem grandes alertas. Demais áreas, com tempo firme. Chove à tarde, pelo interior do PR e de SC.

Demais regiões

No Sudeste, a previsão é de céu encoberto e temporais no Vale do Ribeira em SP, litoral norte do RJ e sul do ES. O risco de transtornos segue alto nestas regiões e a chuva ganha intensidade ao longo do dia no leste de SP, na capital Fluminense, sul de MG e na região de Vitória. Estas áreas ficam sujeitas à temporais e rajadas de vento moderada. Chove à tarde pelo interior de São Paulo, noroeste e Triângulo de Minas. Ressaca no litoral de SP, região de Ilha Bela, com ondas de 2,5 metros.

A previsão para o Centro-Oeste é de bastante sol e calor no decorrer do dia. A circulação dos ventos também provoca o aumento das nuvens de chuva entre o centro-leste de Mato Grosso do Sul, leste e norte de Mato Grosso e estado de Goiás, e as pancadas ocorrem à tarde, pontualmente fortes, com raios e rajadas de vento. Já no interior e noroeste de MS, sul de MT e em Cuiabá, tempo firme e muito sol durante o dia.

Já no Nordeste, são previstos temporais, chuva persistente e volumosa no estado da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí. A chuva acontece a qualquer momento e o céu fica cheio de nuvens. As temperaturas ficam mais amenas, mas a sensação de abafamento continua pela Região. Dia de sol e muito calor no litoral, com chuva fraca e isolada em Natal, João Pessoa, Recife e Maceió. Capitais, Salvador, Teresina e São Luís, com chuva forte à tarde.

Por fim, na Região Norte, os temporais persistem neste começo de semana no Amazonas, centro-sul do Pará, em Roraima e no Tocantins. Segunda-feira instável, com muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Chove forte em grande parte da Região, com exceção de Rio Branco, no Acre e do sul de Rondônia.