Uma frente fria se afasta no mar, mas deixa áreas de instabilidade sobre São Paulo, parte de Minas Gerais e do Rio De Janeiro. A tendência é de enfraquecimento da instabilidade sobre o Sudeste, mas intensificação sobre a Região Sul.
O ar frio de origem polar que veio com esta frente fria deixa a temperatura baixa principalmente sobre o Rio Grande do Sul.
Junho começa frio e com aumento de áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil. Esta quarta-feira (01) é de chuva sobre o Paraná, Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. Tem condições para geada no centro-sul do Rio Grande do Sul.
Há possibilidade de precipitação invernal, como chuva congelada, na serra catarinense. A Grande Porto Alegre pode ter chuviscos e o litoral sul gaúcho tem períodos com sol e muitas nuvens.
Precipitações
A Região Sul fica em alerta para o alto risco de chuva forte, frequente e volumosa. A passagem de uma frente fria e a combinação dos ventos entre as diferentes camadas da atmosfera vão favorecer a formação e o avanço de nuvens muito carregadas em grande parte da Região.
Junho começa instável e com temporais entre Santa Catarina e o estado do Paraná. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para acumulados elevados entre esta quarta, 1 de junho, e a quinta-feira (2), com acumulados de 50 a 100mm em todo o estado e até 150mm no oeste e litoral norte catarinense.
No Paraná os acumulados ficam entre 50 a 70 mm no sul e sudoeste do estado, no litoral e na capital, entre 30 e 50mm. O norte do estado, continua sem risco de chuva volumosa.
Atenção para chuva intensa e transtornos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra e eventual queda de granizo.
O risco de temporais persiste no interior dos dois estados até a quinta-feira (02). O mar fica agitado no litoral de Santa Catarina e do Paraná no decorrer do dia.
Na sexta-feira (03), a chuva continua concentrada no leste dos dois estados e dá uma trégua nas demais regiões. Apesar da nebulosidade, não chove em Foz do Iguaçu (PR), Cascavel (PR), Xanxerê (SC) e Chapecó (SC).
A circulação de ventos aumenta a nebulosidade na sexta-feira (03) e pode chover com moderada a forte intensidade, em vários momentos do dia sobre Santa Catarina, centro-sul e leste do Paraná. As capitais, continuam em atenção.
O tempo encoberto e a chuva persistente reforçam a sensação de frio nos dois estados. A semana termina com mais umidade e temperaturas baixas.
Confira abaixo o acumulado de chuva para o Brasil:
Alertas
- Alerta para temporais no Paraná, no norte e litoral norte de Santa Catarina e no Vale do Itajaí;
- Atenção para chuva moderada forte, com raios e vento por vezes forte no norte do Rio Grande do Sul, no centro, oeste, sul e leste de Santa Catarina;
- Atenção para risco de geada no centro, sul e sudoeste do Rio Grande do Sul;
- Alerta de mar agitado entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro, com risco de ressaca entre o litoral norte de São Paulo e a região dos Lagos.