Uma intensa massa de ar frio deverá atingir grande parte do Brasil a partir de domingo (15), causando acentuada queda de temperatura em parte da Região Sul. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A tendência é que a massa traga geada ampla e há, inclusive, uma pequena possibilidade de neve em alguns pontos.
A massa de ar frio irá avançar rapidamente pela Região Sul ao longo do dia 16, chegando ainda nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, podendo alcançar os estados de Rondônia e Acre.
Durante este período, as temperaturas poderão cair em torno de 10°C (queda entre a temperatura mínima de um dia comparada a temperatura mínima do dia anterior), especialmente na Região Sul e no sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste.
As temperaturas poderão ser negativas nas serras Gaúcha e Catarinense e no Planalto Sul do Paraná.
Geada
A tendência é de condições favoráveis a formação de geada ampla na Região Sul, e em pontos do sul de Mato Grosso do Sul e da Região Sudeste, entre os dias 17 e 23 de maio. As geadas poderão ser fortes em alguns pontos. No entanto, atualizações nos próximos dias serão essenciais para definição de local e intensidade.
O efeito da geada nas plantas varia de acordo com a espécie, a sua tolerância ao frio e a fase fenológica que ela se encontra. A ocorrência do fenômeno resulta, muitas vezes, em severos prejuízos econômicos, principalmente se ocorrem precoce ou tardiamente.
Neve
Por enquanto, há uma pequena possibilidade de ocorrência de neve nas serras Gaúcha e Catarinense entre a noite do dia 16 e madrugada do dia 17 de maio. No entanto, o Inmet afirma que é necessário seguir acompanhando a situação.
Fonte: INMET