A previsão é de tempo seco, com possibilidade de pancadas de chuvas entre os dias 10 e 17 de abril. Principalmente, no extremo sul do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina devido ao calor e à alta umidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas intensas, com acumulados maiores que 70 mm, devem afetar áreas do centro-norte e litoral do Paraná, além do extremo nordeste de Santa Catarina, ocasionadas pelo avanço de um sistema frontal entre a quinta-feira (13) e o sábado (15).
Previsão do tempo detalhada para cada região do Brasil
Nas demais áreas, a previsão do tempo é de volumes de chuva superiores a 70 mm em parte das regiões norte e nordeste. Já na faixa norte do País, as chuvas devem ser provocadas pela combinação do calor e a alta umidade com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A chegada de um sistema frontal também deve contribuir para a ocorrência de volumes mais expressivos no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Região Sudeste
O tempo seguirá quente e seco em áreas do centro-norte de Minas de Gerais e Espírito Santo ao longo da semana. No litoral sul e sudoeste de São Paulo, devem ocorrer chuvas significativas, podendo superar 80 mm. Já no sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, estão previstos volumes inferiores a 60 mm.
Região Centro-Oeste
O INMET indica volumes expressivos no noroeste e sul de Mato Grosso, assim como no sudeste de Mato Grosso do Sul devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas, os acumulados devem ser inferiores a 60 mm.
Região Norte
São previstos volumes de chuva maiores que 60 mm em grande parte da região, podendo ultrapassar 100 mm no noroeste do Amazonas, norte do Amapá e em áreas centrais e do nordeste do Pará. Por outro lado, a previsão do tempo é de pouca chuva no Acre, Rondônia e na parte central do Tocantins. Já no norte de Roraima, o tempo deve permanecer seco ao longo da semana.
Região Nordeste
A faixa norte da região deve ser atingida por chuvas intensas no centro-norte do Maranhão, norte do Piauí e noroeste do Ceará. Em áreas do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados devem ficar entre 10 e 80 mm. Já na faixa leste da região, podem ocorrer baixos volumes (menores que 50 mm), enquanto em Pernambuco, Paraíba e áreas centrais e do nordeste da Bahia, o tempo continuará seco.
Figura 1: Previsão de chuva para a 1ª semana (10/04/2023 a 17/04/2023)
Fonte: INMET