Clima

INMET prevê baixos acumulados de chuva no Sul do país

A previsão do tempo para os dias 23 à 30 de maio é de baixos acumulados de chuva, que não devem ultrapassar 20 mm em parte do Rio Grande do Sul.

A previsão do tempo para os dias 23 à 30 de maio é de baixos acumulados de chuva, que não devem ultrapassar 20 mm em parte do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, os acumulados devem ser menores que 10 mm, podendo não haver registro de chuva no Paraná e em Santa Catarina.

Do mesmo modo, no Sudeste, haverá o predomínio de tempo seco em praticamente toda a região, podendo ocorrer chuvas isoladas, mas com acumulados menores que 10 mm no litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

No Centro-Oeste, haverá o predomínio de tempo seco em praticamente toda a região, podendo ocorrer chuvas isoladas, mas com acumulados menores que 10 mm em Mato Grosso do Sul.

Figura 2: Previsão de chuva para a 2ª semana (23 a 30/05/2023)

Fonte: GFS

Precipitações

Contudo, a semana poderá apresentar acumulados de chuva superiores a 60 mm (tons em laranja) em parte da Região Norte e do litoral do Nordeste. Nas demais áreas, predomina a previsão de pouca ou nenhuma precipitação (chuva).

Para a Região Norte, são previstos acumulados maiores que 60 mm na faixa norte e no extremo oeste, com volumes que podem ultrapassar 90 mm entre Roraima e Amapá. Já em áreas do sul do Amazonas, Rondônia, Tocantins e centro-sul do Pará, os volumes de chuva deverão ser
inferiores a 20 mm.

Na Região Nordeste, por sua vez, os acumulados de chuva na faixa litorânea do Maranhão até o Ceará podem variar entre 20 mm e 60 mm. Na faixa litorânea entre o Rio Grande do norte e o sul da Bahia, os volumes totais poderão variar entre 30 mm e 70 mm. No semiárido, haverá predomínio de tempo seco.

Fonte: INMET