Outono

Frio e geada chegam ao Sul do país

A geada pode chegar nos Campos de Cima da Serra, Serra catarinense e Sudoeste do PR | Foto: Fernando Dias/Seapdr
A geada pode chegar nos Campos de Cima da Serra, Serra catarinense e Sudoeste do PR | Foto: Fernando Dias/Seapdr

Após a chuva, o frio e a geada chegam ao Sul do país a partir desta quarta-feira (17). Uma extensa frente fria se estende pelo Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Na retaguarda, um massa de ar seco e frio reduz as temperaturas nos três estados no Sul do país. As próximas madrugadas podem ter registros de geada em pontos específicos.

Frio

A massa de ar frio já baixou os termômetros na madrugada desta quarta-feira (17) no Rio Grande do Sul, com temperaturas entre 10ºC e 13ºC em grande parte do interior do estado.

O ar seco e frio, além de trazer queda de temperatura, firma o tempo no estado. As máximas à tarde nesta quarta-feira vão ficar apenas entre 22ºC e 25ºC na maior parte dos municípios gaúchos. Em algumas cidades, como do Planalto Médio e da Serra, as mínimas ocorrem hoje à noite, quando faz frio.

As madrugadas mais frias no Rio Grande do Sul serão as de amanhã (18), sexta-feira (19), sábado (20) e domingo (21), quando grande número de cidades gaúchas anotará mínima ao redor ou mesmo abaixo de 10ºC. Nos Campos de Cima da Serra, na área de São José dos Ausentes, as mínimas tendem a cair abaixo de 5ºC.

Geada

Com o predomínio do ar seco e as noites mais longas, deve ocorrer um rápido resfriamento noturno, com previsão de temperaturas mínimas abaixo dos 5°C, podendo ficar perto de zero nas áreas de baixada das serras.

Devido a essa configuração, nas partes mais altas da serra e planalto, entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, bem como no extremo sul do Paraná, há previsão de geada fraca na madrugada dos dias 18, 19 e 20 de abril.

Fonte: MetSul e Inmet