Após uma semana muito quente com uma onda de calor atuando em grande parte do país, o frio já tem data para retornar ao Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Uma incursão de ar polar no final desta semana trará nova queda acentuada da temperatura em diversos estados.
A massa de ar frio deve avançar a partir da Argentina e do Uruguai, alcançando os três estados do Sul do Brasil entre a sexta-feira (23) e o sábado (24). Na sequência ar frio vai se mover para Norte, rumo ao Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, com queda maior da temperatura no próximo fim de semana nessas regiões, encerrando o período muito quente.
Antes da chegada do ar frio no final da semana, entretanto, são esperados vários dias de calor excessivo no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil com máximas de 40ºC a 43ºC entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. O ar quente trará calor nesta semana ainda no Sul do Brasil, da Metade Norte gaúcha ao Paraná.
Massa de ar frio
A massa de ar frio prevista para o fim da semana será uma incursão de trajetória continental, portanto pelo interior da América do Sul, o que fará com que a queda da temperatura alcance áreas do Norte argentino, Paraguai e os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O ar frio vai estar associado a um centro de alta pressão entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul que indica uma massa de ar frio de maior intensidade. Esse centro de alta pressão vai avançar depois para o Atlântico Sul, onde deve ganhar ainda mais força.
Temperaturas
A nova incursão de ar frio não trará temperatura tão baixa no Centro-Oeste e no Sudeste, embora se preveja um resfriamento significativo. No Sul, o impacto do ar frio será parecido com o do último evento de frio, mas com mínimas um pouco mais altas.
No Rio Grande do Sul, o ar frio começa a ingressar na quinta-feira (22) e toma conta do estado na sexta. A tarde de sexta já será fria e as madrugadas de menor temperatura serão as do próximo fim de semana e do começo da semana que vem, em particular do domingo (25) e da segunda (26).
Dados indicam que um grande número de cidades do Sul do Brasil poderá ter marcas perto ou abaixo de 0ºC no próximo fim de semana e no início da semana que vem. Nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, como no Planalto Sul Catarinense e Aparados da Serra, os modelos projetam mínimas de 3ºC a 5ºC abaixo de zero.
Geada
A nova incursão de ar polar com a atmosfera mais seca vai trazer geada em um grande número de cidades do Sul do Brasil, o que pode se estender a localidades mais ao Sul do Mato Grosso do Sul e de parte do interior de São Paulo, sobretudo mais ao Sul do território paulista. A segunda (26) deve ser o dia com maior chance de geada mais ampla.
A geada será forte a muito forte em algumas cidades, em especial de maior altitude, e poderá se formar ainda em pontos da área metropolitana de Porto Alegre em que as marcas nos termômetros caírem abaixo de 5ºC no começo da semana que vem.
Fonte: MetSul