Clima

Frente fria provoca mais chuvas no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (22)

Em algumas cidades do estado já houve registro de 50 mm em poucas horas

Nas últimas horas, a chuva começou a retornar ao Rio Grande do Sul, concentrando-se principalmente nas cidades do Sul e parte do Oeste do estado. Os maiores acumulados foram observados no Sul gaúcho. Durante esta quarta-feira (22), devido ao deslocamento de uma frente fria, as chuvas avançam e alcançam todo o território gaúcho.

A precipitação iniciou cedo em algumas áreas do Oeste e Sul. Ao longo do dia, a instabilidade se espalha para as demais regiões, possibilitando que diversas cidades tenham algumas horas de sol e calor antes da chuva. Existe o risco de chuvas localmente intensas com incidência de raios, especialmente nas cidades do Oeste e Sul gaúcho. Com a atmosfera aquecida, é possível a ocorrência de tempestades isoladas com ventos fortes e queda de granizo. Contudo, conforme divulgado pela MetSul Meteorologia, não se prevê um episódio de tempo severo generalizado com tempestades em muitas áreas.

Este novo período chuvoso acontece com vários rios ainda transbordando e milhares de habitantes do Rio Grande do Sul permanecem em abrigos. O que preocupa a população e autoridades, mas segundo a MetSul Meteorologia, os volumes de chuva esperados nas bacias com os rios ainda muito altos não devem ser suficientemente elevados para haver repique de cheias e que o clima já deve melhorar nesta quinta-feira (23). 

O alerta é para a metade norte do estado, onde ocorreu muita chuva na semana passada, com mais risco de precipitação entre hoje e amanhã, com possíveis ocorrências de deslizamentos de terra e queda de barreiras. 

Destaque Rural com informações do MetSul Meteorologia