Clima

Frente fria e baixa pressão causam chuvas fortes no Sul e risco de granizo no Paraná

Chuvas fortes atingem Sul e Sudeste do Brasil, enquanto Nordeste e Norte têm instabilidades intercaladas com períodos de sol.

Nuvens carregadas de uma nova frente fria estão se espalhando sobre o Rio Grande do Sul e causando fortes pancadas de chuva. Durante a quinta-feira (13), essa frente fria avança em direção ao Paraná e São Paulo.

A passagem da frente fria, juntamente com a presença de uma baixa pressão atmosférica entre o Sul do Brasil e o Paraguai, irá favorecer a ocorrência de chuvas em todos os estados do Sul, em Mato Grosso do Sul e em São Paulo.

Região Sul

No Paraná, Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul (áreas próximas de Santa Catarina), as pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite. As outras áreas gaúchas ficam com muitas nuvens e chuva desde cedo.

Pode chover forte em todo o Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e do Paraná. Há risco de granizo no oeste paranaense. Dessa forma, a temperatura começa a cair no Rio Grande do Sul, após dias muito quentes.

Região Sudeste

O ar úmido e quente predomina sobre a Região Sudeste, facilitando a formação de nuvens carregadas em praticamente toda a Região. Pancadas de chuva e raios ocorrem à tarde e à noite, com risco de chuva moderada a forte em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O sol predomina e não chove apenas no extremo norte de Minas Gerais, na divisa com a Bahia. Apesar da presença de nuvens desde cedo, o sol aparece forte e faz calor em todos os estados.

Região Centro-Oeste

O ar úmido e quente predomina sobre o Centro-Oeste, facilitando o crescimento de nuvens carregadas. No entanto, a presença de uma área de baixa pressão atmosférica entre o Sul do Brasil e o Paraguai aumenta o risco de chuva forte em Mato Grosso do Sul.

A fronteira com o Paraguai fica em alerta para queda de granizo. Todo o Centro-Oeste tem outro dia abafado, com períodos de sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite.

Região Nordeste

Uma alta pressão atmosférica avança sobre o Nordeste, reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva em muitas áreas da Região. Depois de muita chuva, o sol predomina o dia todo no interior da Bahia, no sertão de Sergipe e de Alagoas, no sertão de Pernambuco e da Paraíba e no centro e sul do Piauí.

O Maranhão, o norte do Piauí e do Ceará continuam tendo pancadas de chuva frequente, que podem ser moderadas a fortes. No Rio Grande do Norte e na faixa litorânea entre o sul da Bahia e Natal, faz sol e ocorrem pancadas de chuva.

Região Norte

Áreas de instabilidade continuam crescendo sobre a Região Norte do Brasil, mas com menos intensidade do que no começo da semana. As pancadas de chuva continuam frequentes em todos os estados, intercaladas com períodos de sol. A chuva mais volumosa é esperada para o norte do Pará e no Amapá.

Fonte: ClimaTempo